23 de Junho de 2021 às 18:06

Entidades convocam empregados da Caixa para Dia de Luto nesta quinta (24)

Pandemia

Diante das mortes registradas na categoria bancária, entidades representativas de Mato Grosso do Sul convocam os empregados da Caixa Econômica Federal para um Dia de Luto nesta quinta-feira, dia 24 de junho.

Nesta quarta-feira, dia 23, os empregados da Caixa foram surpreendidos com novas perdas que causaram tristeza e indignação. Os bancários Leandro Aparecido da Silva e Hamilton Tadeu Omori morreram em decorrência da Covid-19 - ambos trabalhavam em Campo Grande.

A mobilização é organizada pelo Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região (SEEBCG-MS), Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef/MS), Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal (Agecef/MS).

A orientação é para que todos os empregados se vistam de preto em homenagem às vítimas da Covid-19, principalmente os empregados da Caixa, e para fortalecer a luta pela inclusão da categoria bancária como prioridade na vacinação.

Para o SEEBCG-MS, os bancários estão se sentindo deixados à própria sorte pelas autoridades estaduais e municipais; e questiona: "Quantas mortes serão necessárias pra mostrarem o mínimo de sensibilidade?"

Mortes de bancários da Caixa

Nos primeiros quatro meses de 2021, houve um aumento de 253% no número de encerramento de contratos de trabalho por morte entre os bancários da Caixa.

Foram 13 desligamentos por morte de janeiro a abril de 2020, e 46 no mesmo período deste ano. Os dados são do estudo da subseção do Dieese do Sindicato dos Bancários de Brasília, encomendado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Mesmo sem especificar a causa das mortes, o aumento é reflexo dos riscos do trabalho realizado pelos empregados da Caixa durante a pandemia. Os trabalhadores exercem uma atividade essencial e seguem na linha de frente realizando atendimentos referentes ao auxílio emergencial e outros serviços sociais como FGTS e PIS.

Vacinação

No último dia 17 de junho, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1011/20, que estabelece prioridade para bancários e outros grupos dentro do plano de vacinação contra a Covid-19. A proposta agora será votada no Senado.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros