19 de Março de 2020 às 08:37

Fenae acompanha ações para proteger empregados da Caixa

COVID-19

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) está acompanhando de perto todas as ações da Caixa de prevenção contra o coronavírus e proteção dos empregados. No momento de alerta contra o COVID-19, a Federação se une as entidades de defesa dos trabalhadores e centrais sindicais para cobrar medidas que protejam os trabalhadores conta a epidemia.

Sem Saúde Caixa, os PCDs têm sido uma prioridade para a Federação. A Federação enviou na segunda-feira (16), um ofício ao banco para exigir a imediata inclusão dos seus trabalhadores no Saúde Caixa. São mais de duas mil pessoas com deficiência que estão sem o plano de saúde.

O Comando Nacional dos Bancários cobrou posicionamento da Caixa no dia 12 de março. Foi após esta iniciativa que a Caixa encaminhou as orientações aos empregados. A resposta foi a autorização de trabalho remoto para os empregados em grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde, além daqueles que tiveram contato com pessoas que testaram positivo.

Na última segunda-feira (16), o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) criaram um comitê de crise para acompanhar as orientações das autoridades de saúde diante da pandemia gerada pelo novo coronavírus (COVID-19) e tratar das medidas a serem tomadas pelos bancos, de acordo com a evolução da epidemia. O objetivo é garantir a saúde e a segurança dos bancários, principalmente daqueles que fazem parte do chamado grupo de risco e das mulheres em gestação. Outra questão trazida pelo Comando foi o da suspensão das aulas nas escolas e a falta de opção para os cuidados com as crianças.

“A Caixa está orientando as agências a fazer contingência, usar o maior tempo possível fora das unidades de trabalho através de teletrabalho. Isso é muito importante porque é um movimento e preocupação que temos com essa pandemia e que os resultados até aqui são muito preocupantes”, afirmou o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

As medidas da Fenae

Sem prejudicar a atuação e cumprindo a missão de defesa dos direitos dos trabalhadores, a Fenae também está tomando medidas internas para conter o vírus como a liberação do teletrabalho para os profissionais da entidade. “São essas medidas que estamos tomando aqui e a partir de amanhã já começa uma grande mudança para os trabalhadores da Federação. Esperamos que as Apcefs, juntamente com a Caixa, também tomem essas medidas para preservar a vida das pessoas e dos familiares”, avaliou o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Além do trabalho, um grupo de trabalho de missão crítica que trabalhará para demandas urgentes.

Fonte: Fenae

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros