3 de Agosto de 2016 às 11:04
Dia de Luta
Nesta quarta-feira, 3 de agosto, está sendo realizado em todo país o Dia Nacional de Luta dos empregados da Caixa. O objetivo da mobilização é protestar contra a retirada de direitos, bem como pela manutenção do banco 100% público e pela retomada das contratações.
Em Campo Grande, o Sindicato dos Bancários retardou a abertura da agência da Caixa que fica na esquina das ruas 13 de Maio e Cândido Mariano. A unidade só começou o atendimento à população ao meio dia. Os bancários protestam ainda contra uma série de medidas da direção do banco como a extinção da função de caixa, a ameaça à retirada do adicional de insalubridade dos avaliadores de penhor e a sobrecarga de trabalho nas agências.
No primeiro trimestre de 2016, a Caixa alcançou lucro líquido de R$ 838,7 milhões, aumento de 31,7% se comparado ao trimestre anterior. Mas o banco continua demitindo e nos cinco primeiros meses deste ano já reduziu 1.368 postos em todo país.
“É inadmissível que, mesmo com um lucro crescente, a direção continue cortando postos de trabalho. Além disso, também prova que a direção do banco público pode sim promover novas contratações. Contratar mais empregados não só diminuiria a sobrecarga de trabalho, como também melhoraria o atendimento e fortaleceria o papel da Caixa, como banco público, para o desenvolvimento do país”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários, Edvaldo Barros.
Link: https://seebcgms.org.br/caixa-economica-federal/protesto-de-bancarios-atrasa-abertura-de-agencia-da-caixa-em-campo-grande/