13 de Janeiro de 2023 às 10:25
Nova gestão
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, participou da posse da nova presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, que ocorreu nessa quinta-feira (12), dia em que o maior banco público da América Latina completou 162 anos de história.
“Esse é um momento histórico para os empregados da Caixa, ter uma mulher como a Rita, que sempre esteve atenta às demandas dos trabalhadores, na presidência indica uma mudança significativa na gestão do banco. Esperamos que isso represente a valorização dos bancários e bancárias da Caixa”, destaca a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, que acompanhou a posse de Rita Serrano e também teve a oportunidade de encontrar a nova presidenta do Banco do Brasil, Taciana Medeiros.
A cerimônia de posse foi realizada no Teatro da Caixa Cultural, em Brasília, e contou com a presença de ministros do novo governo e representantes de entidades sindicais de todo o país. Na solenidade, Rita Serrano defendeu a humanização nas relações de trabalho. “A gestão pelo medo na Caixa acabou”, disse a nova presidenta.
Ela assume a Caixa após um período de denúncias de assédio sexual e moral, durante o governo passado. Em seu discurso, Rita Serrano também defendeu o caráter estatal do banco. Lembrou das ameaças de privatização sofridas no último governo e a importância social da instituição durante a pandemia, especialmente com o pagamento do auxílio emergencial.
Rita afirmou que se o banco resistiu às investidas da equipe econômica do último governo foi “porque os empregados empunharam a bandeira de defesa do banco público frente às iniciativas de privatização”.
A nova presidenta da Caixa é natural de Santo André (SP) e funcionária do banco há 33 anos. Entre 2006 e 2012, foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista. Já exerceu diversas funções no banco e, desde 2014, é conselheira eleita pelos empregados no Conselho de Administração da instituição e coordena o comitê nacional em defesa das empresas públicas.
A presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, também participou do ato realizado para comemorar o aniversário de 162 anos da Caixa, em frente à sede do banco, em Brasília. A ação foi realizada pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, com apoio da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).
Confirmando a expectativa do diálogo com os empregados e entidades representativas, Serrano compareceu ao ato: “Imagine uma mulher de família humilde, empregada de carreira do banco, sindicalista, representante dos trabalhadores, virar presidente do banco?”, falou aos empregados e representantes das entidades.
Rita reconheceu os desafios, mas fez questão de observar: “Uma coisa eu posso garantir - transparência no processo de discussão com os trabalhadores e as entidades. Respeito às entidades, aos movimentos e retomar os canais de diálogo que não temos mais”, frisou.
Fabiana Uehara, coordenadora da Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE/Caixa) também falou sobre o trabalho da Comissão. “Nosso grande patrimônio são os empregados. São eles que dão o sangue pela empresa, que estão em todos os lugares do país. A gente vai dar todo o suporte para a Rita fazer uma excelente administração, mas vamos continuar no papel de defender melhores condições de trabalho, dignidade e valorização para os empregados do banco".
Com informações de Fenae e Agência Brasil
Link: https://seebcgms.org.br/caixa-economica-federal/seebcg-ms-participa-da-posse-de-rita-serrano-nova-presidenta-da-caixa/