8 de Maio de 2020 às 08:23
Fenae
De maneira inédita, devido à pandemia do Covid-19, os novos membros da Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) foram empossados no dia 30 de abril de 2020, por videoconferência. O ato, que foi prestigiado por diretores e empregados da Federação, presidentes das Apcefs e representantes de entidades parceiras, demonstrou que, mesmo com o distanciamento social, o movimento nacional dos empregados da Caixa segue representativo e ousado.
Recém empossado como diretor-presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, destaca que sem o banco público, não teríamos como lutar contra o sofrimento de milhares de brasileiros que não têm acesso às necessidades básicas, emprego e nem moradia digna. “Iniciamos a nossa gestão diante de uma crise sem precedentes, a pandemia do coronavírus, um desafio jamais enfrentado pelos bancários, que estão na linha de frente, realizando um trabalho heroico. E em meio à um dos maiores enfrentamentos de todos dos tempos, lutamos para preservar a vida dos empregados da Caixa e do povo”.
Para ele, que também é secretário de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o desafio é grande diante de uma conjuntura adversa. “A partir de agora, será iniciada mais uma etapa de uma nova caminhada a ser marcada por ousadia, unidade e mobilização”, disse Takemoto, que também parabenizou o modelo de gestão da Fenae adotado no último período, com base em uma política consistente de fortalecimento das Apcefs e do associado.
Em seu discurso, Takemoto ressaltou o grande orgulho e a responsabilidade de assumir a presidência de uma Federação comprometida na defesa dos direitos dos empregados da Caixa, com um banco 100% público, forte e social. “A unidade e a força dos trabalhadores é imprescindível para o avanço das conquistas em defesa da Caixa, dos direitos dos empregados e do desenvolvimento do país”, disse e finalizou parabenizando a luta, o trabalho e a perseverança dos demais integrantes da chapa e de toda a equipe de trabalho que não mede esforços para a construção de uma Federação que atua pelo bem-estar do pessoal da Caixa, incentivando práticas sociais, esportivas e culturais e principalmente de uma Federação mais humana.
Ao deixar o cargo de presidente, exercido de 2014 a 2020, Jair Pedro Ferreira reiterou que o principal desafio em seis anos de mandato, face a uma conjuntura de ataque à classe trabalhadora, foi o de não perder a essência da luta em defesa da Caixa 100% pública, de combate ao retrocesso e contra a retirada dos direitos dos empregados.
A cerimônia contou com os depoimentos marcantes, feitos também por videoconferência, dos presidentes ou representantes de todas as Apcefs do país. Houve ainda a leitura de um texto no qual os funcionários da Fenae prestam uma homenagem à gestão de Jair Pedro Ferreira e desejam sucesso para o mandato de Sérgio Takemoto.
Confira a composição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Fenae para o período de 2020 a 2023:
Fonte: Contraf-CUT
Link: https://seebcgms.org.br/caixa-economica-federal/sergio-takemoto-assume-frente-da-diretoria-da-fenae-em-meio-a-um-dos-maiores-desafios-da-historia-do-pais/