31 de Janeiro de 2017 às 17:33
Protesto
Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação
Na manhã desta terça-feira (31), o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região participou do protesto nacional em defesa do Saúde Caixa. O ato aconteceu no Centro Administrativo da Caixa, na Capital, e os diretores sindicais distribuíram material informativo aos bancários.
O dia de luta é para protestar contra o reajuste de custeio do Saúde Caixa. Na última quinta-feira (26), a direção do banco enviou um comunicado no qual informa novos valores a serem cobrados dos assistidos pelo Saúde Caixa a partir de 1º de fevereiro. A medida foi tomada unilateralmente, sem apresentar balanços ou debater justificativa com os representantes dos empregados.
A mensalidade dos trabalhadores da ativa e aposentados aumenta de 2% para 3,46% da remuneração base; a coparticipação das despesas assistenciais sobe de 20% para 30% e o valor limite da coparticipação passa de R$ 2.400 para R$ 4.200. Nesse último caso, toda vez que o assistido ultrapassa esse gasto, o complemento é feito pela Caixa.
O reajuste representa descumprimento do acordo coletivo que obriga o banco a negociar com os empregados as mudanças no plano de saúde.
Link: https://seebcgms.org.br/caixa-economica-federal/sindicato-realiza-dia-nacional-de-luta-em-defesa-da-saude-caixa/