30 de Maio de 2018 às 08:44
Manutenção do Plano
Na quinta-feira (24), a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) entregou aos representantes do banco o abaixo-assinado pedindo a manutenção do modelo de custeio e a agilidade no atendimento das demandas dos usuários na Central de Atendimento do Saúde Caixa. O documento, que conta com 26.864 assinaturas colhidas em todo o país, surgiu devido a um movimento espontâneo entre os beneficiários do Saúde Caixa.
“O clima é de indignação entre os empregados do banco, que sofrem com a sobrecarga de trabalho por conta da falta de contratações e do assédio moral, entre outros problemas, e veem ameaçado um direito conquistado com muita luta. Não vamos permitir retrocessos”, destaca Dionísio Reis, coordenador da CEE/Caixa e diretor da Fenae.
O abaixo-assinado foi promovido pela aposentada Elisabete Moreira, de Sorocaba (SP), e teve o apoio de sindicatos e associações. “É fundamental que todos os usuários do Saúde Caixa continuem a se mobilizar para mostrar que têm consciência de que o plano de saúde é uma das maiores conquistas da categoria e que não vão abrir mão desse direito”, afirma Fabiana Matheus, Diretora de Previdência e Saúde da Fenae.
Durante a entrega do abaixo-assinado, foi lido o Manifesto em Defesa do Saúde Caixa. No documento, os trabalhadores reafirmam que o plano de saúde é sustentável, questionam as medidas recentemente publicadas pelo Governo, assim como alertam para a alteração no estatuto da Caixa, que propõe o limite correspondente a 6,5% da folha de pagamento para a participação do banco nessas despesas, à revelia do que prevê o Acordo Coletivo de Trabalho 2016-2018.
“O atual modelo de custeio, no qual a Caixa é responsável por 70% de todo o custo assistencial, está previsto no Acordo Coletivo vigente. Impor esse teto de forma arbitrária significa infringir todo o processo de negociação ocorrido entre a empresa e seus empregados”, ressalta Fabiana.
Essas ações fazem parte da campanha “Saúde Caixa: eu defendo”, criada pela Fenae e Apcefs, com apoio da Contraf-CUT, Fenacef, Fenag, Advocef, Aneac e Social Caixa para sensibilizar os empregados ativos e aposentados da Caixa, bem como suas famílias, para a importância da política de assistência à saúde do pessoal da Caixa.
Fonte: Fenae
Link: https://seebcgms.org.br/caixa-economica-federal/trabalhadores-entregam-abaixo-assinado-em-defesa-do-saude-caixa/