23 de Fevereiro de 2024 às 10:29
CA Caixa
Entre a próxima segunda-feira (26) e sexta-feira (29), por meio da intranet e com acesso pelo site eleicaoca.caixa.gov.br/siele, acontece a eleição em primeiro turno para escolha dos representantes das empregadas e dos empregados no Conselho de Administração da Caixa. Podem votar todos os trabalhadores da ativa, mesmo em férias ou em licença. Assim, falta agora exercitar o direito de digitar 0002, com voto em Fabiana Uehara.
A votação das empregadas e dos empregados é fundamental e decisiva para garantir a voz das trabalhadoras e dos trabalhadores no CA do banco, órgão de decisão colegiada e de orientação geral dos negócios da instituição do sistema financeiro público, encarregada por definir diretrizes e objetivos empresariais e por monitorar e avaliar os resultados. Cabe ainda a esse colegiado estabelecer a orientação geral dos negócios da Caixa e deliberar sobre questões estratégicas.
Nestas eleições, o SEEBCG-MS, assim como outras entidades representativas país afora, apoia a candidatura de Fabiana Uehara (0002). Fabianinha, como é mais conhecida a candidata, é a atual coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e diretora do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brasília. Trabalha no banco há 23 anos, com experiência de atividades na rede, em filiais e na Matriz, exercendo diversas funções tanto em São Paulo quanto em Brasília.
Nos cargos que assume no movimento bancário, Fabiana tem atuação destacada nos diversos embates com a direção da Caixa. São muitos os exemplos: luta pela proteção contra a Covid-19, promoção por mérito, Saúde Caixa, Funcef, processo contra as reestruturações, mobilizações nas campanhas salariais e contra o fatiamento ou desmonte do banco público.
O Conselho de Administração da Caixa é a principal instância decisória do banco público. Dos oito membros que o compõem atualmente, apenas um representa os bancários. Essa conquista decorre de muita luta das entidades sindicais e associativas, ocorrendo a partir de 2013, quando as empregadas e os empregados passaram a ter direito de votar em um representante do pessoal do banco no CA. Nessa votação, portanto, a participação das empregadas e dos empregados é de extrema importância.
A eleição de um representante das trabalhadoras e dos trabalhadores no Conselho de Administração das estatais foi garantida pela lei 12.353, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010. Passou a ser uma exigência a partir da Lei das Estatais (13.303), de 2016.
- Lutar pela alteração do atual estatuto do banco, que permitiu o fatiamento e venda de partes da Caixa e limita direitos das empregadas e dos empregados, como na restrição para o custeio do Saúde Caixa.
- Garantir a efetiva transparência na gestão da empresa.
- Atuar no CA em sintonia com as reivindicações das empregadas e dos empregados, na busca por melhores condições de trabalho.
- Cobrar o resultado das apurações das denúncias de assédios moral e sexual por parte de ex-dirigentes.
- Trabalhar em parceria com as entidades representativas pela adoção de uma política de combate ao assédio moral, sexual e demais formas de violência organizacional.
- Atuar pelo fortalecimento da Caixa pública e social, lutando pela reincorporação das subsidiárias, pela manutenção da exclusividade na administração das loterias e pela exclusividade da manutenção do penhor.
- Pautar a política de remuneração da Caixa, defendendo a participação das empregadas e dos empregados na definição de programas como o Bônus Caixa, comissões pela venda de produtos etc.
- Cobrar resolução das “pendências” deixadas pelas gestões anteriores, causadas, por exemplo, pelos processos de reestruturação.
A votação para a escolha da representante das empregadas e dos empregados no Conselho de Administração da Caixa será de 26 a 29 de fevereiro. Todo o pessoal da ativa, mesmo em férias ou em licença, pode votar.
A eleição será pela intranet da Caixa. Para votar, basta que as empregadas e os empregados acessem o site eleicaoca.caixa.gov.br/siele, e digitem 0002. É o voto na Fabiana Uehara.
Se a eleição for para o segundo turno, as empregadas e os empregados poderão votar novamente entre os dias 11 e 14 de março. A divulgação do resultado do primeiro turno está marcada para o dia 1º de março e, a do segundo turno, dia 15 de março.
Seja como for, eis a recomendação: acesse o site eleicaoca.caixa.gov.br/siele com matrícula e senha pessoal, selecione Fabiana Uehara Prosholdt – 0002 e confirme seu voto em defesa da Caixa pública/social e das trabalhadoras e dos trabalhadores.
Fonte: Fenae
Link: https://seebcgms.org.br/caixa-economica-federal/vote-fabiana-uehara-na-eleicao-do-ca-da-caixa-candidata-tem-o-apoio-do-seebcg-ms/