26 de Setembro de 2012 às 11:11

A convite de Alex, Presidente do Sindicato dos Bancários pede apoio dos vereadores

Greve

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande receberam na sessão de quinta-feira (20) a visita da presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS, Iaci Terezinha de Azamor Torres, que fez uso da Tribuna, a convite do vereador Alex do PT para discorrer sobre a situação dos trabalhadores bancários e suas reivindicações salariais em nosso Estado e região.

De acordo com Iaci, nesse momento eu represento aqui 500 mil trabalhadores da categoria bancária, boa parcela está agora de braços cruzados, fazendo suas reivindicações por condições de trabalho e por valorização do seu emprego.

“Ocorre que nós representamos a grande riqueza do País, a maior concentração de rendas desse país, se formos ver o lucro atingido pelos bancos, é assustador, ele é inversamente proporcional à valorização que nós trabalhadores temos recebido, portanto em nome disso, estou aqui hoje para pedir o apoio de todos os parlamentares e dessa Casa de Leis, que tem nos apoiado em outros momentos, como em data recente aprovaram o Dia Municipal do Bancário, o qual agradeço nesse momento”, afirmou a sindicalista.

Iaci informou aos parlamentares que a categoria está na construção desse acordo tão importante desde abril. “Desde abril que os bancários vem se reunindo, vem conversando, vem construindo, buscando aquilo que lhe é de direito, no dia 1º de agosto passado entregamos a Febraban, que representa todos os bancos do País, a nossa pauta de reivindicações, onde consta 120 cláusulas, das mais diversas, abordando a questões como segurança saúde, condições de trabalho e remuneração”.

A presidente do Sindicato dos Bancários abordou a questão do aumento, explicando aos vereadores os detalhes das solicitações da categoria. “Com a arrecadação de suas tarifas os bancos cobrem 130% da folha de pagamento, quando chega nesse momento em que pedimos 10% de aumento, que significa 5% de aumento real, tudo que nós recebemos de proposta é 6%, que significa 0,58% de aumento real, nos entendemos que isso não é justo, porque os bancos tiveram muito mais do que 20% de lucro publicado”, ressaltou Iaci.

Por fim, a representante da classe bancária pediu o apoio dos vereadores de Campo Grande. “Na verdade nós gostaríamos de fazer um apelo, que os parlamentares, de nossa cidade, dessa terra que o bancário tanto tem atendido e tanto tem ajudado, que esteja junto conosco nesse momento, nos apóie, e que posam através de vossos partidos estender isso Brasil afora, para que os bancários sejam ouvidos, e a classe trabalhadora seja atendida. Pedimos desculpas a Campo Grande pelos transtornos que estamos causando”, finalizou Iaci.

O vereador Alex do PT declarou seu apoio à categoria e destacou o fato histórico de Iaci Terezinha ser a primeira mulher a presidir o Sindicato dos Bancários. “Mais importante é que em sua fala denota-se uma preocupação que vai além das questões salariais, aprofundando esse debate que precisamos ter em nosso país, como que iremos vencer a desigualdade social e superar as enormes barreiras das nossas diferenças salariais e sociais, se uma entidade como a Febraban, que acumula grandes lucros, não participa desse mutirão em prol da cidadania”, destacou o parlamentar em seu pronunciamento.

“Iaci pode contar com o apoio da Câmara Municipal, a categoria bancária tem tido respaldo dessa Casa de Leis em todas as suas lutas. Nós queremos que os banqueiros desse País parem de tentar tirar o lucro em cima do sacrifício, do suor e do sangue das pessoas, precisam também dar sua cota de contribuição para eu esse País definitivamente melhore. Parabéns a vocês pela luta e podem contar sempre conosco. Que vocês consigam arrancar essas reivindicações que são justas e dignas”, finalizou Alex.

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros