14 de Setembro de 2012 às 16:58

Em reuniões com o Sindicato, advogados, engenheiros e arquitetos do BB prometem forte atuação na greve

Campanha Nacional 2012

Insatisfeitos com a inércia do Banco do Brasil em revisar o plano de comissões e condições de trabalho, os advogados, arquitetos e engenheiros do banco – que também se consideram bancários – prometem se juntar aos demais trabalhadores na greve que será iniciada na próxima terça-feira (18). 

Na terça-feira (4), o Sindicato se reuniu com o presidente da Associação dos Advogados do Banco do Brasil (Asabb), Claudio Pacheco Prates Lamachia, e com o vice-presidente, Gilberto Eifler Moraes. Já na terça-feira (11), os dirigentes debateram assuntos de interesse dos trabalhadores com o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Banco do Brasil (Aeabb), Ricardo Vieira. A presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, Iaci Azamor Torres, também participou da reunião.

Para o Sindicato, que atua em defesa de todos os trabalhadores e trabalhadoras do BB, a parceria com as duas associações é importante para reforçar a mobilização de todo o funcionalismo. “Os arquitetos, advogados e engenheiros também estão mobilizados e atuarão na nossa greve. Eles se consideram bancários e esperam que os demais façam mobilização forte”, afirmou o diretor do Sindicato Eduardo Araújo. “Esse grupo de trabalhadores também quer que o banco aceite negociar o plano de comissões”, acrescentou.

“As associações dos advogados, engenheiros e arquitetos do BB reconhecem a importância do Sindicato no processo de negociação coletiva. Temos encaminhado com muita seriedade as reivindicações destes grupos, e o banco precisa dar respostas para conjunto dos bancários, sem deixar de observar as especificidades de cada segmento”, destacou o diretor do Eduardo Araújo.

Desde o ano passado, o Sindicato firmou parceria com a Asabb e a Aeabb para atuar em conjunto na defesa dos arquitetos, engenheiros e advogados do BB.

Os advogados do BB vão participar da greve mantendo apenas o cumprimento dos prazos da Justiça para não serem enquadrados no Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Reivindicações


Confira, abaixo, as principais reivindicações aprovadas para esses segmentos do funcionalismo no 23º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado dias 15, 16 e 17 de junho, em Guarulhos (SP). O atendimento das reivindicações está condicionado à revisão do plano de comissões e condições de trabalho por parte do BB.

Plano de comissões


- Cumprimento da jornada legal de seis horas para todos, com intervalo de 15 minutos intrajornada.
- Volta do pagamento das substituições e fim do desvio de funções.
- Adequação da responsabilidade técnica e da nomenclatura das comissões.
- Revisão do valor de referência considerando as especificidades.
- Equiparação das funções gerenciais.

Condições de trabalho


- Ampliar o quadro de funcionários dos cargos técnicos compatíveis com a quantidade de trabalho.
- Disponibilidade de equipamentos de proteção individual conforme as atividades desenvolvidas.
- Disponibilidade de ferramental tecnológico adequado.
- Adaptação das estações de trabalho.
- Revisão da contratação de estagiários.


Rodrigo Couto e Pricilla Beine
Do Seeb Brasília

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros