20 de Junho de 2015 às 20:41

"Este é um momento importante para a categoria bancária, pois estamos definindo os rumos da Campanha Nacional", diz Janes Estigarriba

V EEBAN-MS

Os bancários de Mato Grosso do Sul acertam mais um importante passo na construção da Campanha Nacional Unificada 2015. É o V Encontro Estadual dos Bancários de Mato Grosso do Sul (V EEBAN-MS) que reuniu trabalhadores das bases dos Sindicatos de Dourados e Região e de Campo Grande MS e Região para discutir e definir a pauta de reivindicações, a ser apresentada pelos delegados eleitos no Congresso Nacional.

Depois de aberto oficialmente o V EEBAN-MS, que visa o início da Campanha Nacional Unificada 2015, a presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Iaci Terezinha Azamor Torres disse que "É difícil de se prever o quão desafiante será a negociação salarial este ano tendo um Congresso bastante conservador que sabe muito bem tirar proveito disso, mas que temos o poder de luta, pois este é o momento da mobilização da categoria bancária e esperamos ter uma Campanha vitória como nos últimos anos".

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados-MS e Região, Janes Estigarribia "Este é um momento importante para a categoria bancária, pois nestes próximos meses estaremos definindo os rumos e os encaminhamentos da Campanha Nacional e que o faturamento real é uma das bandeiras que nós levantamos nos últimos anos e que temos conquistado nessa jornada há mais de 20 anos".

"Dentre várias lutas que estamos enfrentando, o piso salarial calculado pelo Dieese e que estamos negociado junto a Fenaban e um modelo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) que privilegia a distribuição para todos os trabalhadores do Ramo Financeiro são prioridades. Também estamos mantendo a discussão sobre a isonomia de igualdade e oportunidade para todos, onde estamos cobrando dos bancos que mostrem nas negociações como é definido o Plano de Cargos e Carreiras em cada instituição", enfatiza Janes Estigarribia.

Finalizando a fala, Janes disse que "defende um sistema financeiro que possa ter o controle do Governo com a sociedade para que os bancos públicos possam, de alguma forma e bem transparente, ter o seu papel um pouco mais social dentro da questão de juros e na distribuição de renda . Não esquecendo também o debate contra a terceirização nos estabelecimentos bancários  que vem sendo uma forte discussão para nossa categoria."

Durante a abertura do V EEBAN-MS, o bancário Raul Verão, diretor do Sindicato dos Bancários de Dourados-MS e Região, representando a Fetec-CUT Centro Norte disse que "Esse ano será possível, com o fruto dos debates do V EEBAN-MS o encaminhado das propostas para a Conferência Regional dos Bancários da Região Centro Norte para tirar os encaminhamentos para a Campanha Nacional do Bancários".

"Sabemos que temos um caminho muito grande a trilhar neste difícil cenário das negociações. Dentre elas a negociação das cooperativas de créditos que na primeira rodada de negociação propuseram apenas a meta da inflação estipulada pelo governo o ano passado, ou seja, 4,5%. Isso já demonstra o que enfrentaremos este ano novamente na Campanha Nacional. Fizemos greve nos últimos 12 anos para alcançar um aumento real e se precisar faremos novamente, pois não podemos abrir mão dos direitos dos trabalhadores", finaliza Raul Verão.

Presente no Encontro, o bancário e agora exercendo o cargo de deputado estadual João Grandão, elogiou a organização do V EEBAN-MS, se colocando a disposição seu mandato afim de contribuir de alguma forma com as lutas da categoria, que não é fácil.

Galeria de Fotos

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros