20 de Junho de 2015 às 23:00
V EEBAN-MS
Andréia Cercarioli
Cícero Roberto dos Santos, Jadir Fragas, Orlando de Almeida Filho e Luciana Rodrigues do SEEB-CGMS
Hoje, dia 20 de junho, foi realizado no Hotel Buriti, em Campo Grande, o V Encontro Estadual dos Bancários do MS (EEBAN-MS) que iniciou com o credenciamento e atividades para discussão e definição da pauta de reivindicações, a serem apresentadas na etapa nacional para construção da Campanha Nacional Unificada 2015/2016.
No início do V EEBAN-MS foi discutido e aprovado por unanimidade o Regimento Interno e em seguida foi apresentado o Painel sobre Saúde e Condições de Trabalho, ministrado pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados-MS e Região Janes Estigarribia que expôs um panorama da situação enfrentada pelos bancários na atualidade Dentre elas, a redução no número de bancários e a queda nas contratações que tem levado os bancários a adoecer não só por questões físicas como mentais.
O Painel sobre conjuntura Econômica e Bancária, ministrado pela economista Cátia Uehara, do Dieese-SP apresentou, com informações da Fenaban, as principais causas de afastamento do bancário pelo INSS.
Durante o V EEBAN-MS também foi apresentado o Painel sobre Sistema Financeiro, ministrado pela palestrante Andréia Ferreira, supervisora Técnica do Dieese/ER-MS.
Debate sobre 26º Congresso dos Funcionários do BB
No período matutino também foram debatidos os temas do 26º Congresso do Funcionários do BB e do 31 CONECEF. Os delegados Orlando de Almeida Filho e Luciana Rodrigues do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região e Carlos Alberto Longo do Sindicato dos Bancários de Dourados-MS e Região debateram sobre o 26º Congresso dos Funcionários do BB.
Os principais temas foram:
1 - Práticas antissindicais ainda ocorrem
2 - Debate da CASSI - combate as tentativas de medidas que reduzam direitos
3 - Apresentação minuta e discussões
4 - Campanha Nacional Unificada 2015
Debate sobre 31 CONECEF
Para debater sobre o 31º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa os delegados Cícero Roberto dos Santos e Jadir Fragas Garcia do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região e Edson Claudio Rigoni do Sindicato dos Bancários de Dourados-MS e Região
Os principais temas foram:
• O discurso da UNIDADE foi o destaque dos temas.
• Houve exposição da conjuntura, papel das mídias
• Discussão dos Planos de Previdência
• CEF prometeu repor vagas das área de ponta
• Falta de empregados (debate contratação, remuneração)
• Debate abertura capital da CEF (monitorar sempre)
• Terceirização (a CEF é a que mais terceiriza com os correspondentes bancários)
• Número reduzido de funcionários de retaguarda (tesouraria) = acúmulo de função
• Pagamento horas extras
• Terceiriação = alguns setores (ex: imobiliário, consignados) quase na totalidade feito nos correspondentes.
Link: https://seebcgms.org.br/campanha-nacional-2015/paineis-sobre-conjuntura-economica-e-saude-e-condicoes-de-trabalho-sao-apresentados-no-v-eeban-ms/