30 de Julho de 2015 às 11:05

Representantes dos bancários avaliam proposta sobre PCMSO feita pela Fenaban

Campanha Nacional Unifica 2015

Convenção Coletiva de Trabalho prevê a avaliação desse programa junto aos bancos. Caberá à Contraf/CUT apresentar uma contraproposta de formulário, devendo essa discussão ocorrer com base nos princípios da Convenção 161 da OIT. A reabilitação profissional foi outro ponto discutido na reunião entre bancários e banqueiros

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) irá analisar uma proposta de formulário de avaliação do Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO), feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), nesta quarta-feira (29), durante a mesa de negociação bipartite de Saúde do Trabalhador. A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) prevê a avaliação desse programa junto aos bancos.

Os representantes dos bancários devem apresentar uma contraproposta de formulário. A ideia é de que essa discussão ocorra com base nos princípios da Convenção 161 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Outro ponto discutido foi o acordo de cooperação técnica em reabilitação profissional. Na ocasião, a Contraf/CUT recusou proposta da Fenaban de assinatura de um acordo, envolvendo também o INSS. Segundo a entidade, não dá discutir esse termo de cooperação, pois as políticas de reabilitação profissional são atribuições do Estado. Oui seja: a Contraf/CUT não quer trazer para a esfera privada, o que é uma política do Estado.

Também foi abordado o parágrafo 8º da cláusula 61ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que prevê que as partes procurem a Previdência Social para solucionar a questão do adiantamento emergencial de salários nos períodos transitórios de afastamento por doença. É quando o banco antecipa o pagamento, em razão da demora para a realização de perícias.

Fonte: Fenae Net

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros