19 de Agosto de 2022 às 14:06

Bancários protestam em Campo Grande contra demora dos bancos em apresentar proposta salarial

Dia de Luta

ATO PUBLICO

Na manhã desta sexta-feira (19), bancários e bancárias realizaram uma mobilização nacional contra a demora dos bancos em apresentar propostas para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Em Campo Grande, ato foi em frente à agência do BB que fica na Avenida Afonso Pena esquina com a Rua 13 de Maio, na região central. 

Há dois meses o Comando Nacional dos Bancários iniciou as negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mas até o momento os banqueiros não atenderam as reivindicações da categoria. 

ATO PUBLICO SEEBCG ATO PUBLICO SEEBCG

“Já estamos negociando há dois meses com a Fenaban e até agora não foi apresentada nenhuma proposta sobre o índice de reajuste. Estamos realizando esse ato público, conversando com a sociedade e com os bancários, para que eles entrem na campanha. Precisamos que a Fenaban apresente uma proposta para que possamos fechar essa negociação antes do final do mês”, disse a presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região (SEEBCG-MS), Neide Rodrigues, que faz parte do Comando Nacional.

Na ocasião, os dirigentes sindicais dialogaram sobre a possibilidade de greve, caso os banqueiros não apresentem propostas para o Comando. “Caso seja necessário, vamos aderir uma greve e, para isso, nós precisamos estar amparados pela legalidade dos processos de paralisação”, afirma Neide.

Durante a mobilização, os dirigentes sindicais entregaram um panfleto, com uma análise sobre as demissões no setor bancário e fechamento de agências bancárias, enquanto um artista pichava, em uma lona, palavras de ordem contra o descaso dos bancos com os trabalhadores e clientes. Mais tarde, atores encenaram uma peça teatral sobre o andamento da campanha salarial e a falta de proposta por parte da Fenaban.

ATO PUBLICO SEEBCG ATO PUBLICO SEEBCG

Os bancários cobram aumento salarial com ganho real, aumento maior para os vales refeição e alimentação e a garantia de todos os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho. A categoria também exige mais contratações, melhorias nas condições de trabalho, fim do assédio moral e sexual, segurança, igualdade de oportunidades e a regulamentação do teletrabalho.

Com resultados positivos, o setor financeiro tem condições de atender à pauta de reivindicações da categoria, entregue em junho. Juntos, os cinco maiores bancos do país (Caixa, BB, Itaú, Bradesco e Santander), ultrapassaram R$ 132 bilhões de reais de lucro somente em 2021.

Além dos atos nas ruas, foram realizados atos nas redes sociais com a hashtag #TáEsperandoOQuê?

ATO PUBLICO SEEBCG ATO PUBLICO SEEBCG

“Nós queremos posições completas e concretas sobre o nosso vale alimentação, vale refeição, sobre os acordos específicos de cada banco e a nossa CCT. Precisamos de uma resposta rápida dos bancos, já estamos há dois meses negociando. Tá esperando o que Fenaban?”, destaca o secretário de Assuntos Jurídicos do sindicato e bancário do BB, Orlando de Almeida Filho.

Atendimento à população

Enquanto os bancários estão sem resposta da Fenaban, a população enfrenta longas filas para conseguir atendimento nos bancos por causa das demissões e fechamentos de agências. Desde 2013, 77 mil bancários foram demitidos. Entre março de 2021 e março de 2022, 1.007 agências foram fechadas.

Para piorar a situação, os bancos ainda querem diminuir a segurança nas agências, retirando os vigilantes e as portas giratórias, e, assim, deixando a vida dos clientes e trabalhadores em risco.

“Não se trata apenas de um protesto sobre a nossa negociação salarial, é um ato que exige que as instituições financeiras respeitem também a população. Os bancos prestam um serviço essencial, nossas reivindicações têm o objetivo de melhorar a vida dos trabalhadores e garantir um atendimento digno à população”, ressalta a presidente do sindicato.

Até o momento, foram realizadas 11 rodadas de negociação com os bancos. Uma nova reunião acontece nesta sexta-feira (19). A categoria precisa assinar uma nova CCT até o dia 31 de agosto, data em que o atual acordo perde a validade.

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by SEEBCG/MS (@sindicario)

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by SEEBCG/MS (@sindicario)

CLIQUE AQUI E LEIA O ANDAMENTO DAS NEGOCIAÇÕES DA CAMPANHA SALARIAL

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Galeria de Fotos

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros