11 de Junho de 2022 às 08:17

Bancári@s abrem a 24ª Conferência Nacional para definir pauta de reivindicações e o plano de lutas

Campanha Nacional

 

Na noite desta sexta-feira, 10 de junho, em São Paulo, foi realizada a abertura solene da 24ª Conferência Nacional dos Bancários. O evento ocorreu de forma híbrida, com parte dos delegados participando presencialmente e parte on-line, através de videoconferência. 

Representando a base do SEEBCG-MS, participam da conferência os delegados: Neide Rodrigues (que também é membro do Comando Nacional dos Bancários), Patrícia Bilac e José dos Santos Brito, de forma presencial; e Luciana Rodrigues, Everton Espindola, Orlando de Almeida Filho e Marluce Freire, de forma online.

Com o tema “Um país + justo pra gente, este é o Brasil que a gente quer”, bancários e bancárias de todo o país participarão, durante todo o fim de semana, de mesas de debates e definirão - a partir das propostas apresentadas por sindicatos de todo o Brasil, consolidadas nos congressos estaduais, e das prioridades apontadas por mais de 35 mil bancários na Consulta Nacional - a pauta de reivindicações da Campanha Nacional Unificada dos Bancários e o plano de lutas da categoria até 2023.

Após ser composta a mesa da abertura solene, a 24ª Conferência Nacional dos Bancários prestou uma emocionante homenagem a todos os cidadãos brasileiros que perderam a vida para a Covid-19, entre eles bancários e bancárias.

A presidenta da Contraf-CUT e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, lembrou que este ano é especial, porque a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária completa 30 anos e “a missão da 24ª Conferência Nacional do Trabalhadores do Ramo Financeiro é fazer um bom plano de lutas para sairmos vitoriosos em todas as nossas batalhas. Para acabar com a fome, o desemprego, a precarização, a entrega do nosso patrimônio, a concentração de renda e as desigualdades”.

 

Juvandia também destacou a unidade da categoria em torno da defesa de seus direitos. A dirigente ainda enfatizou que a miséria na qual grande parte da população vive agora é resultado do golpe articulado pela elite, que não tem compromisso com o povo brasileiro e nem mesmo visão de país.

“E quem vai mudar isso somos nós. Nós temos a capacidade e a condição de organização. Nós, trabalhadores e trabalhadoras, somos 99% da população. A gente só precisa acordar e entender que nós somos 99%. Esse Brasil tem de ser de todos e todas. Nós podemos e vamos mudar este país.”

O presidente da CUT, Sérgio Nobre, ressaltou que o sucesso da categoria bancária na Campanha Nacional é de fundamental importância para as demais categorias que terão campanha salarial este ano.

“Quando a gente conquista a reposição da inflação, a  PLR, quando a gente conquista em um momento de retirada de direitos, a ampliação das cláusulas sociais, e de proteção social, isso é de fundamental importância, porque isso unifica a categoria, mostra a importância da organização sindical e da solidariedade, num momento em que eles estimulam o individualismo, a negociação individual. Por isso, o sucesso da campanha salarial dos bancários é de extraordinária importância e motivadora para as demais campanhas salariais.”

 

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec Centro-Norte), Cleiton dos Santos Silva, reforçou a importância da unidade da categoria bancária na luta pelos direitos dos trabalhadores. “Os desafios que temos para essa campanha não são pequenos, mas são possíveis e nós já demonstramos que somos capazes de alcançá-los e vencê-los. A categoria bancária, com a capacidade que temos de unidade nacional, somos plenamente capazes de ajudar toda a classe trabalhadora para seguir no rumo dessa transformação nas eleições deste ano.”

A programação da 24ª Conferência Nacional dos Bancários segue no sábado 10, a partir das 9h, e na manhã do domingo 11.

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS SOBRE OS ENCONTROS DOS BANCOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

Texto e fotos: Contraf-CUT e SPBancários

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros