23 de Agosto de 2022 às 13:00
#QueVergonhaFenaban
Dando continuidade às mobilizações nacionais, bancárias e bancários realizam, nesta terça-feira (23), mais um Dia Nacional de Luta cobrando dos bancos uma proposta que atendam às necessidades da categoria. Em Campo Grande, o SEEBCG-MS fez um ato em frente à agência da Caixa Econômica, na Rua Barão do Rio Branco.
Na ocasião, os dirigentes também dialogaram com os trabalhadores e a população sobre a possibilidade de uma greve, caso os banqueiros não apresentem propostas. Também houve encenaçãoo de uma peça teatral contando sobre o descaso dos bancos e o andamento da negociação salarial. A atividade acontece no mesmo dia da 14ª rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
“Estamos realizando essa mobilização para mostrar para os bancários que teremos que lutar juntos para conquistar uma boa negociação, pois sem luta nós não chegaremos a lugar nenhum, porque os banqueiros só visam lucro”, disse o secretário de finanças do SEEBCG-MS, José dos Santos Brito.
Na última negociação, realizada nesta segunda-feira (22), a Fenaban, insistindo em impor perdas para a categoria bancária, apresentou uma proposta de reajuste para os vales alimentação e refeição de apenas 81% da inflação geral e de apenas 43% da inflação dos alimentos, acumuladas em 12 meses.
Na semana passada, a Federação já havia apresentado uma proposta de reajuste salarial de apenas 65% da inflação acumulada em doze meses. O Comando Nacional rejeitou as duas propostas na mesa de negociação.
Este é o segundo ato público orientado pelo Comando Nacional dos Bancários, o primeiro aconteceu na última sexta-feira (19) em frente à agência do Banco do Brasil no centro da capital.
“A nossa ação é para mostrar nossa indignação com os banqueiros, pois, no momento em que eles poderiam reconhecer o trabalho dos bancários, eles apresentaram uma proposta totalmente indecente. Pedimos o apoio de toda a categoria bancária e também da população“, afirmou o secretário geral do sindicato, Rubens Jorge Alencar.
Entre os principais pontos discutidos na mesa estão: a reposição da inflação (INPC) mais 5% de ganho real, aumento maior para os vales refeição e alimentação e a garantia de todos os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho. A categoria também exige mais contratações, fim do assédio moral e sexual, e a regulamentação do teletrabalho.
Além dos atos nas ruas, foi realizada uma mobilização virtual nas redes sociais com a hashtag #QueVergonhaFenaban.
Nesta terça-feira (23), acontece a 14ª rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. A presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, que integra o Comando, está em São Paulo para participar das negociações que estão ocorrendo de forma presencial.
“Vamos para mais uma rodada de negociação com a expectativa de que os bancos melhorem a proposta. Até agora, os bancos trouxeram uma proposta muito ruim, absurda, de reajuste abaixo da inflação, e isso não aceitaremos. Vamos continuar a negociação e a luta”, declarou Neide Rodrigues.
Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS
Link: https://seebcgms.org.br/campanha-nacional-2022/bancaris-realizam-mais-um-ato-contra-descaso-dos-bancos/