21 de Junho de 2022 às 15:55

Negociações entre bancários e Fenaban começam nesta quarta, 22

Campanha Nacional 2022

A primeira rodada de negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2022 acontece nesta quarta-feira, 22 de junho, e reunirá o Comando Nacional dos Bancários com representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A segunda rodada está prevista para acontecer também neste mês de junho, no dia 27. A presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, é uma das integrantes do Comando Nacional dos Bancários. 

A pauta de reivindicações da categoria foi definida na 24ª Conferência Nacional dos Bancários, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de junho, e aprovada em assembleias realizadas por sindicatos de todo o país entre os dias 13 e 14 de junho. A minuta de reivindicações foi entregue para a Fenaban dia 15 de junho. A data-base da categoria é em 1º de setembro.

Calendário de negociações

  • Junho: 22 e 27/6
  • Julho: 6, 22 e 28/7
  • Agosto: 1, 3, 8, 11, 15, 18, 19, 20, 22, 23 e 24/8

Principais reivindicações

  • Reposição salarial e nas demais verbas com base na inflação do período entre 31 de agosto de 2021 e 1º de setembro de 2022 (INPC) mais 5% de aumento.
  • Aumento maior para o VR e VA;
  • Garantia dos empregos;
  • Manutenção da regra da PLR, atualizada pelo índice de reajuste;
  • Fim das metas;
  • Combate ao assédio moral;
  • Acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da Covid-19.

Fim da ultratividade

A reforma trabalhista encomendada ao governo Temer pelo setor patronal, e que entrou em vigor em novembro de 2017, acabou com a ultratividade – princípio que garantia a validade da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), mesmo depois do fim da sua vigência, até que nova CCT fosse assinada.

A proibição da ultratividade é muito prejudicial aos trabalhadores. Isso porque, por causa da complexidade na negociação coletiva, muitas vezes a renovação da CCT ou dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) (acordos específicos de bancos) não ocorrem dentro do período de vigência do instrumento em vigor. Com isso, não há garantia de recebimento dos direitos/benefícios previstos nos documentos.

Assim, sem novo acordo, a CCT dos bancários perderia sua validade após 31 de agosto deste ano, um dia antes da data base da categoria (1º de setembro). Por esta razão, novamente como em 2020, uma das prioridades da Campanha Nacional dos Bancários 2022 será garantir a ultratividade da CCT e dos ACTs. Esta é apenas uma das razões para que a categoria bancária se mantenha mobilizada e conectada na Campanha Nacional dos Bancários 2022.

Por: Comunicação SEEB Santos e Região

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros