31 de Agosto de 2022 às 19:20

Plenária do SEEBCG-MS esclarece dúvidas da categoria sobre proposta de ACT

#BoraGanharEsseJogo

Mais de 70 bancários e bancárias participaram da plenária virtual do SEEBCG-MS sobre as propostas da Fenaban, Caixa e Banco do Brasil, realizada pelo aplicativo Zoom, nesta quarta-feira, dia 31 de agosto.

A reunião antecedeu a abertura da assembleia de deliberação sobre a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária.

“Esse é um momento importante para detalhar para todos como chegamos até esta proposta, as dificuldades da negociação e as conquistas que o Comando Nacional dos Bancários alcançou, mesmo em um cenário tão complicado em que os bancos queriam impor retirada de direitos”, afirmou a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

Após dois meses e meio de duras negociações, o Comando Nacional arrancou da Fenaban uma proposta para 2022 e 2023. “O Comando Nacional está indicando a aprovação das propostas porque temos ganhos com o teletrabalho, com o combate ao assédio sexual e moral, com o aumento real em várias verbas este ano, e aumento real nos salários e em todas as verbas no ano que vem”, ressaltou a presidenta da Contraf-CUT e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, que participou da plenária virtual.

O presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos, falou sobre a intransigência dos bancos e a resistência da categoria. “O Comando Nacional dá um exemplo de organização e força no processo negocial, com a mobilização de toda a categoria nas ruas e nas redes sociais, diante da intenção dos bancos de retirar direitos. Conseguimos avançar e chegar a uma proposta sem perda salarial neste ano e ganho real em 2023”, destacou.

O coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga, também participou da plenária e lembrou que o Comando Nacional chegou a paralisar negociações com a Fenaban até o Banco do Brasil desistir de enfraquecer Gestão de Desenvolvimento por Competências (GDP).

“Após esse impasse e vitória da categoria, orientamos a aprovação da proposta do Banco do Brasil porque mesmo diante dessa conjuntura difícil, nós estamos mantendo direitos”, afirmou Fukunaga.

Assembleia

A assembleia para votação das propostas da Fenaban, Caixa e Banco do Brasil começou nesta quarta-feira (31) e está sendo realizada de forma virtual.

A votação segue até às 18h de quinta-feira, 1° de setembro (horário de Mato Grosso do Sul). O Comando Nacional dos Bancários e o SEEBCG-MS indicam a aprovação das propostas. Clique aqui e veja como votar.

Proposta

Para este ano, a categoria terá reajuste de 8% nos salários, aumento de 10% nos vales alimentação (VA) e refeição (VR), além de um adicional de R$ 1 mil em vale alimentação, a ser creditado até outubro de 2022. A proposta também prevê reajuste de 13% para a parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) neste ano.

Para 2023, a proposta prevê aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.

A proposta garante ainda a manutenção de todos os direitos previstos na CCT, além de avanços em cláusulas sociais, como ajuda de custo para o teletrabalho e ações de combate ao assédio sexual nos bancos.

Leia mais sobre as propostas: Bancários arrancam proposta com conquistas

CEE indica aprovação do ACT específico da Caixa

BB: funcionários barram tentativa do banco de retirar direitos e conquistam novo ACT

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros