16 de Agosto de 2022 às 09:13

SEEBCG-MS participa de roda de conversa da Fetec-CUT/CN sobre a Campanha Nacional dos Bancários

#BoraGanharEsseJogo

Os diretores do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região (SEEBCG-MS) participaram da roda de conversa da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) sobre a Campanha Nacional dos Bancários nesta segunda-feira (15).

O bate-papo online foi coordenado pelo presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos Silva, e teve a participação de mais de 60 dirigentes sindicais de todo o país.

A presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, e os diretores Carlos Adriano Rolon, Everton Gaeta Espindola, José dos Santos Brito, Laerte Jeronymo, Luciana Rodrigues, Rubens Jorge Alencar, participaram da roda de conversa, além de presidentes e diretores de outros sindicatos que compõem da base da federação.

Neide Rodrigues, que integra o Comando Nacional dos Bancários, falou sobre a décima rodada de negociação que ocorreu nesta segunda (15). “O banco insiste que o adoecimento mental da categoria bancária não tem relação com as metas e chegou a apresentar um estudo feito com o setor de Recursos Humanos. Acontece que nós ouvimos a categoria, a pesquisa feita com os trabalhadores mostra que eles estão adoecendo sim em virtude das metas abusivas e do assédio moral. E até mesmo o levantamento do banco aponta que o adoecimento na categoria bancária é superior ao de outras categorias”, ressaltou Neide Rodrigues.

Nesta décima reunião entre o Comando Nacional e a Fenaban, também foram debatidos pontos relacionados ao teletrabalho. Clique aqui para saber mais.

Na roda de conversa, os dirigentes sindicais apresentaram as percepções das negociações com os bancos, o sentimento dos bancários e bancárias que estão nas agências e as expectativas para as próximas reuniões da Campanha Nacional dos Bancários.

O Comando Nacional dos Bancários já apresentou a minuta de reivindicações da categoria, que inclui 5% de aumento real; aumento maior para o VR e VA; garantia dos empregos; manutenção da regra da PLR, atualizada pelo índice de reajuste; fim das metas abusivas; combate ao assédio moral, entre outras.

Até o momento, o banco não apresentou proposta para a categoria. A próxima rodada de negociações será realizada na quinta-feira (18).

Momento decisivo

Durante o encontro online, o presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos Silva, destacou que a Campanha Nacional dos Bancários entra na fase decisiva, pois a categoria bancária tem até o dia 31 de agosto para assinar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

“Esse é o momento de intensificar as nossas mobilizações nas redes sociais e nos atos presenciais. Precisamos de ações constantes de cada bancário, de cada bancária, para mostrar a nossa força, a união e a participação da categoria são fundamentais para a manutenção dos direitos conquistados ao longo de todos esses anos de luta”, afirmou Cleiton dos Santos Silva.

Com a hashtag #BoraGanharEsseJogo, o movimento sindical tem promovido tuitaços que antecedem as reuniões de negociação da Campanha Nacional dos Bancários.

Além disso, na próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, a Contraf-CUT, as federações e os sindicatos realizam o Dia Nacional de Luta Bancária para cobrar que a Fenaban atenda às reivindicações da categoria bancária.

“Os bancários e bancárias precisam estar atentos às redes sociais do sindicato, participar dos tuitaços, compartilhar os conteúdos que divulgamos sobre as negociações com os bancos. A categoria bancária tem um Comando Nacional forte e agora é hora da participação e do apoio de quem está nas agências, é hora de defender os nossos direitos”,  convocou Neide Rodrigues.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros