7 de Junho de 2024 às 10:34

Diretores do SEEBCG-MS aprovam pautas de reivindicações dos bancários dos bancos públicos e privados

Campanha Nacional

Na quinta-feira, dia 06 de junho, os delegados e as delegadas que representam a categoria bancária de todo país aprovaram as pautas de reivindicações específicas que serão negociadas com os bancos públicos (Caixa e BB) e privados (Santander, Bradesco, Itaú e Mercantil). O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região fez parte da delegação da Fetec Centro-Norte, que tem representantes de 13 bases sindicais.

 

Os diretores do SEEBCG-MS - Rubens Jorge Alencar, Luciana Rodrigues, Álvaro Marzochi Jara, Juliana Fabiola Furucho, Everton José Espindola e Laerte Romero -, aprovaram as deliberações dos congressos dos empregados do BB e da Caixa. 

 

Os principais eixos da pauta de reivindicações dos empregados da Caixa são:

  • Fim do teto do banco para custeio do Saúde Caixa (definido em 6,5% da folha de pagamentos);
  • Equacionamento dos déficits da Funcef;
  • Solução dos problemas que afetam as condições de trabalho das empregadas e empregados;
  • Defesa da Caixa 100% pública são os principais pontos que serão debatidos.

Entre as principais estratégias dos funcionários do BB estão:

  • Reivindicações que envolvem a Cassi, incluindo o acesso da Caixa de Assistência dos Funcionários do BB para todos os trabalhadores de bancos incorporados;
  • Cargos que o banco precisa rever, como caixa, supervisor de atendimento e gerente de serviço, onde os funcionários têm pautas importantes e específicas;
  • Reivindicações das Centrais de Relacionamento do Banco do Brasil (CRBBs);
  • Fim do Performa e as distorções que o programa causou sobre o encarreiramento;
  • Valorização salarial da categoria.

Leia mais: 39º Conecef define reivindicações específicas para a Caixa
Trabalhadores do BB aprovam pauta de reivindicações em encontro nacional

A deliberação e a aprovação das pautas dos funcionários do Bradesco, Santander e Itaú tiveram a participação dos dirigentes sindicais do sindicato José dos Santos Brito, Vicente Cleber Aires Rodrigues e Marcley Telles, respectivamente. 

 

 

Foi tirado como eixo de luta dos funcionários do Bradesco: a realização de uma campanha nacional em defesa do emprego, contra o fechamento de agências, combater as metas abusivas e melhorias no plano de saúde.

Na minuta de propostas do Santander, foram incluídas a redução da jornada de trabalho, cláusulas ambientais, para que o banco possa dar cobertura aos seus funcionários em caso de catástrofes e emergências climáticas, e também propostas que atendam o grupo de trabalhadores, bem como seus filhos, que se enquadram como neuro divergentes, além das propostas de valorização das cláusulas econômicas, que concentram as bolsas de estudo, os programas próprios e o PPRS. 

Na pauta aprovada pelos funcionários do Itaú, três pontos foram definidos como prioritários para negociação: diversidade, convênio médico e ramo financeiro, além dos pontos permanentes da mesa de negociação, que são emprego, saúde, condições de trabalho, remuneração e segurança bancária.

Saiba mais em: Encontro Nacional dos Funcionários do Santander aprova minuta de reivindicações específicas
Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú aprova pauta de reivindicações
Encontro nacional dos funcionários do Mercantil do Brasil define pauta de reivindicações e plano de luta

As pautas de reivindicações serão debatidas na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, que será realizada entre os dias 7 e 9 de junho, em São Paulo. Na Conferência serão abordados temas de interesse da categoria e dos trabalhadores como um todo, além de discutida, votada e aprovada a minuta geral de reivindicações da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024. Confira abaixo a programação:

 

Clique aqui e leia mais sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2024

Por: Comunicação do SEEBCG-MS


 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros