15 de Outubro de 2009 às 11:16
Bancário de Campo Grande entram no 22º dia de greve
Os bancários da Caixa Econômica de Campo Grande continuam em greve. Hoje, 15 de outubro, é o 22º dia de paralisação. A pressão para forçar o banco a melhorar a proposta é intensa. Todas as agências da Caixa - da base territorial do Sindicato dos Bancários de Campo Grande – MS e Região - estão fechadas, cerca de 800 profissionais aderiram ao movimento grevista em defesa de suas reivindicações.
Apesar do Comando identificar alguns avanços na última proposta apresentada pelo banco na terça-feira (13), os bancários da capital a consideram insuficiente. A expectativa dos empregados é de que os valores pagos em 2009 sejam no mínimo iguais aos da PLR do ano passado. Além disso, almejam um Plano de Cargos Comissionados (PCC) mais justo e mais contratações para diminuir o excesso de trabalho nas agências.
Proposta insuficiente
Em negociação realizada na terça-feira, a empresa apresentou ao Comando Nacional um novo modelo para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A proposta prevê a distribuição de valores fixos por Grupos de Cargos, definidos "de acordo com a complexidade das atribuições", variando de R$ 4 mil a R$ 10 mil. Para os trabalhadores, seria mais justo uma proposição que contemplasse a todos os empregados da Caixa de forma igual, e não com diferenças entre cargos superiores e inferiores.
Cada bancário receberia essa regra própria da Caixa ou a regra da Fenaban, o que for maior. A proposta prevê a antecipação até o dia 3 de novembro de 2009 de 100% do valor aplicando a regra básica da Fenaban. A segunda parte seria paga em março de 2010.
Além disso, a Caixa manteve as propostas apresentadas em reuniões anteriores quanto aos demais itens da pauta. Entre os principais pontos, estão: contratação de 3 mil empregados, criação de comitês de combate ao assédio moral, e abertura de negociação sobre o Saúde Caixa, entre outras. O Comando Nacional reconheceu os avanços da proposta, mas a considerou insuficiente e orientou pela manutenção da greve.
Próximas ações
O Sindicato dos Bancários de Campo Grande/MS aguarda deliberação do Comando Nacional e da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE) para tomar as próximas providências referentes às mobilizações.
Saiba Mais
Caixa apresenta nova proposta - 13/10
Fonte: Seeb CG/MS com informações da Contraf/Cut
Link: https://seebcgms.org.br/campanha-salarial-2009/bancarios-da-caixa-de-campo-grande-entram-no-22o-dia-de-greve/