5 de Março de 2021 às 12:26

Ações do sindicato marcam Dia Internacional da Mulher

Mês da Mulher

Freepik

O Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, é uma data de reflexão sobre a realidade da vida da população feminina. Como nos anos anteriores, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande – MS e Região vai realizar ações para celebrar e também discutir essa data.

“Ações no Mês da Mulher já são tradição do sindicato, mesmo em tempos incertos como nessa pandemia, buscamos celebrar essa data com as bancárias. Sabemos que em muitas situações a mulher é a primeira a ser afetada, a pandemia do coronavírus mesmo escancarou o aumento da violência doméstica com o isolamento. Muito mais que uma data festiva, reforçamos que o 8 de março serve para nos fazer refletir sobre isso tudo e fortalecer a luta pelos nossos direitos”, afirma a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

No primeiro semestre de 2020, as mortes em decorrência da violência contra mulher cresceram 2% comparado ao mesmo período de 2019. Os dados são do Anuário de Segurança Pública, feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A atual conjuntura econômica, política e social no país ainda exige que mulheres continuem na luta pela equidade de gênero. De acordo com um levantamento divulgado na última quinta-feira, dia 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres receberam 77,7% (ou pouco mais de ¾) do rendimento dos homens. Enquanto o rendimento médio mensal dos homens era de R$2.555, o das mulheres era de R$1.985.

A desigualdade é maior entre as pessoas nos grupos ocupacionais com maiores rendimentos. Nos grupos de Diretores e gerentes e Profissionais das ciências e intelectuais, as mulheres receberam, respectivamente, 61,9% e 63,6% do rendimento dos homens.

Ainda de acordo com o estudo, mulheres são a maioria da força de trabalho no Brasil: 54,5%. Ao mesmo tempo, são as mulheres que dedicaram mais tempo aos cuidados de pessoas ou afazeres domésticos quase o dobro do tempo que os homens: 21,4 horas contra 11 horas semanais.

“A dupla ou até tripla jornada de trabalho é uma realidade da maioria das mulheres. Em tempos de pandemia, a sobrecarga pode ser ainda maior, não só física, mas também mental. E sabemos que com as mulheres negras o cenário é ainda mais cruel. Uma das nossas ações voltadas para o Dia da Mulher é justamente no sentido de debater esse assunto e o quanto isso impacta diretamente a saúde das mulheres”, destaca Neide.

Drive thru irá presentear bancárias

A primeira ação do SEEBCG-MS voltada para o Dia da Mulher acontece no próximo sábado, dia 6. Com música ao vivo e seguindo todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as bancárias poderão retirar o brinde em um sistema drive thru na sede do sindicato, entre às 9h e 12h. As bancárias também poderão conseguir outros mimos, estourando balões de brindes surpresas.

Clique aqui e faça o cadastramento para receber o brinde.

Palestra debate saúde da mulher

A outra ação acontece no dia 8 de março. Os sindicatos de Campo Grande e Dourados vão promover uma palestra para debater a sobrecarga emocional das obrigações da mulher nos dias de hoje e suas implicações para a saúde feminina. O evento será on-line, às 18h30, pela plataforma Zoom.

“O tema da palestra se torna essencial nos tempos atuais com a pandemia do coronavírus em que as bancárias estão trabalhando na linha de frente e arriscando a própria saúde há meses. Além da sobrecarga de trabalho que tem afetado essas trabalhadoras e aumentado a precarização do serviço”, afirma a presidenta.

O link da palestra estará disponível no dia 8, no site do SEEBCG-MS. 

Tuitaço

No dia 8, segunda-feira, também haverá uma mobilização nacional voltada para a luta das mulheres. Com apoio e participação do sindicato, o tuitaço será realizado às 12h (horário de Brasília). O sindicato convida todos as bancárias e bancários para participar da mobilização virtual usando a hashtag #MulheresNaLutaPelaVida.

Além do tuitaço, outra atividade é a de colocar lenços lilases nas janelas das residências. As atividades marcam uma história de lutas da categoria.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros