25 de Agosto de 2016 às 15:42
Dia do Bancário
Neste domingo, 28 de agosto, é comemorado o Dia dos Bancários. A data é em homenagem à greve de 1951, que começou no dia 28 de agosto – uma das importantes da categoria e que durou 69 dias, mesmo sob repressão do regime militar da época. Em 5 de novembro, a Justiça concedeu reajuste de 31%, pondo fim à paralisação. Portanto, o dia 28 simboliza um grande marco na história do movimento sindical no Brasil e também é uma data para refletir sobre as condições de trabalho e os desafios da categoria.
A categoria bancária é uma das poucas no País que tem Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com validade nacional. Os direitos conquistados têm legitimidade em todo o País desde 1992.
Os bancários conquistaram direitos e acordos importantes que seguem até hoje como: jornada de seis horas diárias, fim do trabalho aos sábados, auxílio-creche, vale refeição, aumento reais de salários, licença maternidade de seis meses, Participação nos Lucros e Resultados, a extensão de direitos para casais homoafetivos, avanços na Igualdade de Oportunidades, cesta-alimentação e vale-cultura. A batalha por melhores condições de trabalho não param por aí, mais segurança nas agências e o fim das metas abusivas e assédio moral ainda estão em pauta atualmente.
“Os bancários precisam saber que os direitos conquistados hoje são fruto de mobilizações de diversas gerações de trabalhadores e da luta dos sindicatos. Por isso, é tão importante que os trabalhadores se unam as entidades sindicais, quanto maior o número de sindicalizado, mais forte a entidade é para representar a classe”, reafirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Edvaldo Barros.
A festa para comemorar esta data tão importante será no dia 8 de outubro (sábado), no clube de campo do SEEB-CG.
Por: Assessoria de Comunicação do SEEB-CG
Link: https://seebcgms.org.br/noticia/28-de-agosto-dia-dos-bancarios-1/