3 de Dezembro de 2019 às 08:31

Suicídio na categoria bancária é uma questão urgente

Saúde

Fenae

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) revela que, entre 1996 e 2005, 181 bancários cometeram suicídio, média de um suicídio a cada 20 dias. Os dados de mais de 10 anos atrás, torna o cenário atual ainda mais assustador.

A Associação Brasileira de Psiquiatria estima que até 2020 poderá ocorrer um aumento de 50% na incidência anual de mortes por suicídio em todo o mundo. O número já ultrapassa a quantidade de mortes decorrentes de homicídio e guerra combinados.

O Brasil é o oitavo país em número de suicídios, registrando 30 suicídios por dia. A cada suicídio ocorrem 11 tentativas não consumadas, quase 4 milhões de casos por ano. Dessas pessoas, 20% não procuram ajuda especializada, tampouco tratamento, e por isso repetem a tentativa no prazo de um ano.

Segundo o Observatório do Participante, no Brasil as ocorrências na categoria bancária têm se intensificado nos últimos, pelo menos, vinte anos, fruto da reestruturação produtiva e do novo perfil do trabalho bancário, cada vez mais intenso e estressante. Na Caixa, em especial, diversos casos foram registrados recentemente, todos eles no ambiente de trabalho.

Pesquisas e estudos sobre o adoecimento mental no ambiente de trabalho revelam que há um padrão a ser seguido por possíveis suicidas que se baseiam num ciclo: reestruturação produtiva – pressão psíquica sobre o trabalhador por intermédio de práticas administrativas – suicídio.

As metas inatingíveis no setor bancário ainda favorecem o sentimento de insegurança, medo, autoexigência e a solidão por parte dos trabalhadores.

“Quantos colegas mais precisam se matar para  a Caixa resolva discutir seriamente com as instâncias representativas dos empregados uma política de prevenção?  Os dados de adoecimento mental e assédio moral não deixam dúvidas que o suicídio na categoria bancária é uma tragédia anunciada. Temos que começar a colocar em pauta o sofrimento dos trabalhadores”, afirma a Diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

Não Sofra Sozinho!

Com a campanha “Não Sofra Sozinho”, a Fenae lança o projeto de prevenção ao adoecimento mental no trabalho com coordenação da pós-doutora, psicóloga e professora da UnB, Ana Magnólia Mendes. O estudo, parte da campanha “Não Sofra Sozinho”, vai subsidiar os dirigentes da Fenae e Apcefs para proposição de políticas e práticas sindicais e institucionais de prevenção das psicopatologias do trabalho na Caixa.

Se você sofrer ou presenciar alguma atitude abusiva por parte dos gestores com você ou algum colega, denuncie ao sindicato!

Fonte: Fenae

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros