1 de Maio de 2018 às 08:00

1º de maio – Dia do Trabalhador

Parabéns aos bancários!

A história mostra que não é de hoje que a luta dos trabalhadores é árdua e, até mesmo, arriscada. O Dia do Trabalhador é um marco na luta por melhorias nas condições de trabalho.

No dia 1º de maio de 1886, trabalhadores foram às ruas em Chicago, nos Estados Unidos, para reivindicar a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. A greve geral resultou na morte de dezenas de trabalhadores e policiais, e ficou conhecida como a Revolta de Haymarket.

Três anos depois, em 1889, a luta pela jornada de 8 horas provocou uma nova manifestação em Paris. O movimento foi realizado no dia 1º de maio em homenagem aos trabalhadores de Chicago. Desde então, a data passou a ser lembrada em vários países. No Brasil, o Dia do Trabalhador é comemorado desde 1895 e se tornou feriado nacional em 1925 por decreto do presidente Artur Bernardes.

Essas manifestações motivaram outras que trouxeram ao trabalhador uma série de direitos ao longo dos anos como férias remuneradas, jornada diária de 8 horas, 13º salário, licença-maternidade, entre outros.

Por isso, o Dia do Trabalhador é uma data de comemoração pelas vitórias trabalhistas, mas também um momento de reflexão sobre a importância da união e coragem da classe trabalhadora para reivindicar - mais que direitos - respeito, qualidade de vida e dignidade na execução de sua atividade laboral, seja ela qual for.

Lutar, defender e garantir! Nenhum Direito a Menos!
Só A Luta Te Garante!

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros