15 de Junho de 2016 às 08:57
Justiça
Em uma ação imediata e embasada com farta documentação, o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) conseguiu reverter uma ilegalidade que estaria sendo praticada pelo Itaú em Porto Velho.
O banco demitiu, no dia 11 de maio deste ano, um bancário que possuía nove anos de banco e que é, comprovadamente, portador de doença ocupacional (LER/Dort), ou seja, doença adquirida por esforços exigidos na execução dos serviços de bancário.
Ao tomar conhecimento da demissão injusta, o Sindicato orientou o trabalhador a reunir a documentação comprobatória de sua doença ocupacional e também encaminhou ofício ao Setor de Relações Sindicais do próprio Itaú.
Na manhã desta terça-feira o banco comunicou ao Sindicato que o desligamento do funcionário foi revogado de forma administrativa.
“Essa é mais uma vitória dos trabalhadores que sempre são alvos de atitudes injustas praticadas pelos bancos. Isso confirma a força da organização dos trabalhadores por meio do Sindicato que, neste caso, de forma administrativa, conseguiu garantir ao trabalhador o seu emprego e sustento, e isso sem a necessidade de uma intervenção desgastante e demorada via justiça do Trabalho”, avaliou José Pinheiro, presidente do SEEB-RO.
Fonte: SEEB-RO
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/acao-do-sindicato-consegue-revogar-demissao-de-bancario-portador-de-lerdort/