1 de Fevereiro de 2013 às 11:07

Agências sem vigilantes não podem abrir para atendimento ao público

Atendimento

A segurança das pessoas deve estar em primeiro lugar, qualquer denúncia de descumprimento da Lei Federal em Campo Grande pode ser dirigida ao Sindicato dos Bancários, pelo telefone 3312 6100.

As agências bancários só podem abrir suas portas para atendimento ao público com a presença de vigilantes, de acordo com a lei federal nº 7.102/83. Isso significa no mínimo dois trabalhadores. O número total de vigilantes é definido no plano de segurança de cada estabelecimento, que deve ser apresentado anualmente e aprovado pela Polícia Federal.


Nesta sexta-feira (1º), os vigilantes realizam uma paralisação nacional de 24 horas pelo pagamento imediato do adicional de risco de vida de 30%, conforme garante a lei nº 12.740/2012. O movimento poderá ocasionar também greve por tempo indeterminado em alguns estados e cidades onde a categoria se encontra em campanha salarial e as negociações não avançaram.

A Contraf-CUT apoia integralmente a luta dos vigilantes. "Manifestamos todo apoio à mobilização e chamamos os bancários de todo país a fortalecer esse importante movimento, retribuindo o imenso apoio que temos recebido todos os anos dos vigilantes nas campanhas nacionais dos bancários", afirma Ademir Wiederkehr, secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária.

Além de apoiar os protestos dos vigilantes, sindicatos e federações de bancários estão verificando se agências e postos de atendimento estão cumprindo ou não a lei nº 7.102/83.

Qualquer descumprimento dessa lei deve ser imediatamente denunciado por escrito para a Delegacia de Controle de Segurança Privada (Delesp) da Polícia Federal mais próxima.

Bancos multados 

A Polícia Federal multou no ano passado 13 bancos em R$ 3,557 milhões por descumprimento da lei nº 7.102/83 e outras normas de segurança, durante as três reuniões da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (Ccasp). Dentre as principais irregularidades cometidas pelas instituições financeiras destacou-se o número insuficiente de vigilantes.Fonte: Contraf-CUT

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros