23 de Outubro de 2007 às 12:10

Aumentam as reclamações no BC sobre atendimento bancário

O ranking de reclamações procedentes do Banco Central referente ao mês de setembro registrou aumento de 17,1% em relação ao mês de agosto, segundo divulgou o Banco Central do Brasil. Segundo a Folha de S. Paulo, o dado apresenta o total de reclamações no último mês antes da criação obrigatórias de ouvidorias nos bancos.

 

No confronto do mês de julho, que incluir as reclamações de maio e junho – por conta da greve no BC – a alta chegou a 32,3%. Dentre as reclamações, foram listadas a discriminação entre clientes e não clientes e casos em que os consumidores têm dificuldades de entrar em contato com a instituição, ou, ao faze-lo, têm de efetuar o procedimento diversas vezes até resolver o problema.

 

Em segundo lugar em setembro – e terceiro nos dois meses anteriores – aparecem queixas sobre prazos não estabelecidos ou cumpridos, que avançaram 32% em relação a agosto e 140,8% sobre julho. O banco é obrigado a estabelecer prazos para suas obrigações, como o fornecimento de extratos, por exemplo.

 

Líderes – A Caixa Econômica Federal voltou a liderar o ranking de reclamações do BC em setembro, repetindo o resultado de outubro entre os bancos com mais de um milhão de clientes. Em julho, a instituição sequer aparecia entre as cinco com mais queixas dos clientes. A assessoria da CEF alega que o crescimento de demanda de informações e pedidos de extratos de poupança sobre o Plano Bresser, para ajuizamento de processos, causou a inflação nas reclamações.

 

A Caixa registrou 1.874 reclamações procedentes, a maioria (874) referente a atendimento, seguida de prazos não estabelecidos ou cumpridos (637). Em segundo lugar aparece o Santander Banespa, que até julho liderava o ranking. Foram 283 queixas sobre a instituição, 102 delas voltadas para o atendimento.

 

O HSBC aparece em terceiro lugar em setembro, com 82 queixas – sendo 19 sobre o atendimento e 15 acerca do fornecimento de documentos. O quarto lugar Em quarto aparece o Unibanco, com 209 queixas: 49 sobre o atendimento, 33 sobre fornecimento de documentos e 27 sobre fornecimento de informações. O quinto lugar é da Nossa Caixa, com 104 queixas, 26 sobre fornecimento de documentos e 22 sobre prazos estabelecidos e não cumpridos.

 

O ranking do Banco Central é elaborado a partir de um cálculo que leva em consideração o número de clientes, em relação ao total de reclamações no BC. Desta forma, bancos com menos queixas podem aparecer em posições acima de outros com maior número de clientes. No caso do HSBC, por exemplo, que soma 82 reclamações, são contabilizados 2,5 milhões de clientes, enquanto o Unibanco, que teve 209 queixas, aparece com 9,3 milhões de clientes.

Secretaria de Imprensa e Comunicação, com Folha de S. Paulo e dados do Banco Central

 

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