29 de Dezembro de 2009 às 09:45
O Banco Central (BC) divulgou nesta segunda-feira (28) algumas regras prudenciais já discutidas com os bancos, mas que sofreram ajustes e ganharam maior importância após a crise internacional do fim de 2008. Uma dessas medidas vai exigir mais transparência e maior detalhamento ao público - de operações como derivativos, por exemplo.
"A grande mudança é: mais detalhes, divulgação sistemática e concentração em um só local, de maneira mais padronizada", explicou a chefe-adjunta do Departamento de Normas do BC, Silvia Marques. São informações técnicas que os bancos já produzem, boa parte sem divulgação pública, mas apenas para conhecimento da autoridade monetária, como por exemplo exposições a risco de crédito, securitizações, garantias recebidas nas operações de crédito.
A medida, estipulada na Circular 3477, só valerá a partir de 1º de abril de 2011. Segundo Silvia, faz parte de exigências do acordo chamado Basileia II, que aperta as normas de segurança para evitar a quebra de bancos, no capítulo que diz respeito a transparência e divulgação.
Cheias de tecnicalidades, as informações deverão ser publicadas na internet, e foram discutidas com os bancos, pois passaram por audiência pública em março deste ano. Alguns dados deverão ter atualização trimestral (quantitativos) e anual (qualitativos).
Ela reconhece que o público em geral pode não se interessar, mas afirma que "toda vez há divulgação pública, aumenta o que chamamos de disciplina de mercado. O acesso público aos dados facilita decisões de investidores e também dos depositantes, que podem fazer comparações", continuou ela.
Ainda para a chefe-adjunta de Normas do BC, a exposição de detalhamentos, de dados que não são exigidos nem em balancetes públicos, não aumenta a vulnerabilidade de cada instituição financeira. "Se todos divulgam, a vulnerabilidade se mitiga; o tratamento passa a ser equitativo", justificou ela, afirmando também que as medidas não devem gerar custos adicionais para os bancos.
Fonte: Azelma Rodrigues | Valor Online
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/banco-central-exige-mais-detalhes-em-prestacao-de-dados-de-bancos/