16 de Março de 2011 às 10:41

Bancos estão entre os mais reclamados do Procon-SP

Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, CitiBank, Caixa e HSBC figuram entre as empresas mais acionadas pelos consumidores


São Paulo – Os bancos, maiores recordistas em termos de lucratividade no país, paradoxalmente também figuram entre os mais reclamados pelos consumidores de São Paulo. A lista foi divulgada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/SP) esta terça 15 de março, data comemorativa do Dia Mundial do Direito do Consumidor.


Entre as 50 empresas que mais receberam queixas dos usuários, a liderança está com a Telefônica (3.137 reclamações), seguida pelo Itaú Unibanco (1.708) e Bradesco (1.154) na segunda e a terceira colocações, respectivamente. O Santander (695) ocupou a nona posição, o Banco do Brasil (451) a 17ª, o CitiBank (308) a 22ª posição, a Caixa (228) a 30ª e o HSBC (95) a 46ª posição.


Segundo o Procon, as cobranças indevidas são as que mais provocaram queixas contra as empresas, respondendo por 28% do total de reclamações – 8.855 do total de 31.509. A segunda maior causa das reclamações foram a de mercadorias entregues com defeito, totalizando 5.510 ocorrências.


BC – Mas não é apenas no Procon-SP que os grandes bancos ocupam a liderança em termos de queixas de clientes e usuários. Mensalmente o Banco Central também divulga uma classificação com as instituições financeiras com maior número de reclamações dos clientes.


Entre janeiro e dezembro de 2010, o Banco do Brasil esteve em primeiro lugar em sete oportunidades, o Itaú Unibanco em três – e se revezaram na primeira e segunda colocações praticamente durante todo o ano. O Bradesco ficou na terceira colocação em oito oportunidades, enquanto Santander e HSBC revezaram-se entre a quarta e a quinta colocações.


Santander na frente – O Santander, no entanto, merece destaque especial. O banco ficou à frente da Telefônica em uma mostra específica do Procon: o de empresa com maior percentual de não atendimento de queixas.


Nesse segmento, o percentual do Santander chegou a 79,1%, contra 71,1% da Eletropaulo, 51,7% do Itaú Unibanco, 47,7% da Sony-Ericsson e 45,2% do Bradesco.
O banco espanhol também ganhou destaque internacional em termos de reclamações. De acordo com reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico de 10 de março, o Santander foi considerado o banco mais criticado da Grã-Bretanha, segundo a revista Which? por ter recebido nada mais nada menos que 216.958 queixas (oito a cada mil contas) no primeiro semestre do ano passado.


> Guia orienta consumidores contra abusos dos bancos


Mais reclamados em 2010 – Procon/SP
Posição
Empresa
Número de Reclamações
Telefônica
3.137
Itaú Unibanco
1.708
Bradesco
1.154
Samsung
982
Claro
934
Eletropaulo
863
Sony Ericsson
810
LG Eletronics
810
Santander
695
10º
Net
692
17º
Banco do Brasil
451
22º
Citibank
308
30º
Caixa
228
46º
HSBC
95

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