19 de Maio de 2011 às 10:59

Brasil é quinto em total sem acesso a bancos

São Paulo – O Brasil é o quinto país do mundo em número de pessoas sem acesso a serviços bancários. A informação consta em reportagem especial da revista britânica The Economist sobre regulamentação bancária que aponta que 77 milhões de brasileiros adultos não têm conta em bancos.


No ranking da publicação, o país só perde para os altamente populosos China, Índia, Indonésia e Paquistão. A China, com uma população de mais de 1,3 bilhão, tem 597 milhões de adultos sem acesso a bancos. Em seguida a Índia, com 395 milhões sem conta. Depois vem Indonésia, com 97 milhões, e Paquistão com 87 milhões de desbancarizados.


A revista aponta ainda que 62% da população sem banco está nos países em desenvolvimento, e isso corresponde a cerca de 2,4 bilhões de adultos. Nas nações ricas, este número é de 95 milhões.


“Os balanços dos maiores bancos do país mostram que o setor financeiro é um dos que mais lucra no Brasil. O fato de o Brasil ter ainda tantas pessoas sem acesso a serviços bancários é uma demonstração da total falta de compromisso social das instituições financeiras. Isso mostra também, que os correspondentes bancários, criados supostamente para levar esses serviços a locais distantes dos grandes centros econômicos, não estão cumprindo a função alegada. Tanto que a maioria dos correspondentes se concentra nas grandes cidades, servindo apenas para baratear os custos dos bancos e para aumentar ainda mais seus lucros já altos”, critica a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.


Fonte:Seeb SP com informações de O Globo

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros