10 de Agosto de 2008 às 22:30

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

A sociedade sul-mato-grossense presenciou nos últimos dias duas ações audaciosas de criminosos, que praticaram assaltos a agências bancárias instaladas nas cidades de Costa Rica e Pedro Gomes. Quadrilhas fortemente armadas invadiram as cidades e intimidaram a população a tiros, fizeram reféns e deixaram feridos. Além, é claro, de fazerem com a que a sensação de insegurança pairasse entre os moradores dessas duas cidades.

Esta não é a primeira vez que a região norte de Mato Grosso do Sul presencia crimes dessa natureza. O próprio Banco do Brasil de Pedro Gomes já foi alvo de assaltos semelhantes em três outras ocasiões – a última delas a menos de nove meses! Esta é uma situação que está se transformando em rotina, algo que não podemos deixar acontecer.

Em dezembro 2007, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande/MS e Região procurou as autoridades competentes do Estado, ao lado da sociedade organizada, para protestar quanto a falta de policiamento eficiente em Pedro Gomes. Houve o compromisso de que o policiamento seria intensificado, o que ocorreu durante o primeiro semestre.

Não importa se os crimes são efetuados por organizações criminosas ou se têm algum motivo para serem praticados. Nenhuma explicação desse tipo resolverá o problema maior enfrentado na região norte: a falta de segurança. Nesse sentido, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande/MS e Região se solidariza com os funcionários das instituições assaltadas e com os moradores de Pedro Gomes, Costa Rica e demais cidades onde o medo tomou o lugar da tranqüilidade, diante dessa onda de violência que atinge a todos.

Mais uma vez nos faremos presentes, em busca de algo que ultrapassa fronteiras e tem como único objetivo o bem comum do sul-mato-grossense.

Assinam os diretores do Sindicato dos Empregados em

Estabelecimentos Bancários de Campo Grande/MS e Região