29 de Agosto de 2022 às 12:59

Com muita animação, categoria celebra Dia d@ Bancári@

Dia do Bancário

Cerca de 1.500 bancários, bancárias e convidados aproveitaram a tradicional Festa dos Bancári@s realizada pelo Sindicato de Campo Grande e Região (SEEBCG-MS). O evento aconteceu no último sábado, dia 27 de agosto, no Ondara Palace, na capital sul-mato-grossense.

“É uma festa bonita. Nós, do sindicato, temos a maior satisfação em poder organizar uma festa dessa, nesse nível para os trabalhadores e trabalhadoras bancários”, afirmou a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

A festa contou a presença de trabalhadores de bancos públicos e privados e financeiras, autoridades e representantes sindicais, entre eles, o presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), Cleiton dos Santos Silva. 

 

“É uma alegria muito grande poder estar nessa festa, nesse sindicato, que faz esse evento belíssimo, tanto do nível de organização como da participação do bancário. Temos mais de 1.000 convidados nessa festa, isso é a resposta da categoria para com a própria entidade”, destacou o presidente da Fetec-CUT/CN.

Nos últimos dois anos, o evento foi suspenso por conta da pandemia de Covid-19 e agora, em 2022, volta a reunir a categoria para celebrar o Dia do Bancári@, comemorado em 28 de agosto.

“O dia do bancário tem um significado muito grande, vem de um dia de luta, depois de 31 dias de greve, se tornou uma data de referência. Nossa categoria tem lutado para conseguir passar por momentos difíceis, como o que nós tivemos da pandemia, e hoje estamos festejando, comemorando, num dia de bastante emoção”, avaliou o secretário geral do SEEBCG-MS, Rubens Jorge Alencar.

 

“Vivenciamos infelizmente dois anos muito duros para a sociedade geral e para nós, enquanto bancários, porque não paramos na pandemia. Lutamos pela vacina, tivemos perdas de trabalhadores infelizmente, mas agora estamos com muita alegria presenteando a nossa categoria, merecedora dessa festa”, afirmou o secretário de Assuntos Jurídicos do sindicato, Orlando de Almeida Filho.

Durante a festa, teve um brinde especial em comemoração ao Dia do Bancári@ e presente para os filiados com o sorteio de um final de semana de hospedagem no Hotel Zagaia, em Bonito, com patrocínio do escritório Assunção Advocacia, da Fetec-CUT/CN, do escritório Morais e Cantero e do SEEBCG-MS. Confira os sorteados:

  • Alvaro Silva de Almeida – Santander/Campo Grande
  • Amanda Ariane Rodrigues dos Santos – Bradesco/São Gabriel do Oeste
  • Andressa Nogueira Esquivel – Aymore/Campo Grande
  • Emiliana Casal Caminha G. Rocha – Banco do Brasil/Campo Grande
  • Guilherme L. Torres – Itaú/Campo Grande
  • Jorge Luiz Ribeiro Junior - Caixa Econômica Federal/Campo Grande
  • Kelly Hosane da Silva Medeiros Christovão - Bradesco/Campo Grande
  • Luana da Silva Neves – Banco do Brasil/Campo Grande
  • Rosimar Ramos Rossi – Caixa Econômica Federal/Campo Grande
  • Vinícius Moreto Hack – Banco do Brasil/Miranda

Os vouchers dão direito a um acompanhante e duas crianças de até 12 anos. A retirada deve ser feita na sede do sindicato, na Rua Barão do Rio Branco, 2652, de segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (67) 3312-6100.

Para celebrar as conquistas da categoria, teve muita animação com o show da Banda “Somos Iguais”, que mistura forró, axé e dance music.

Campanha Salarial

O evento também foi marcado pela mobilização da categoria por conta da Campanha Salarial 2022. Já foram realizadas 17 reuniões de negociação e os bancos mantém a proposta de perda salarial.

“É importante que os trabalhadores venham participar desse evento festivo, mas também lembrando que o sindicato é isso, o sindicato está aí para lutar, para comemorar e para envolvê-los e saberem o que está acontecendo. Sabemos que pode acontecer uma greve, se a gente não conseguir avançar”, alertou Neide Rodrigues, que integra o Comando Nacional dos Bancários e retorna nesta segunda-feira (29) para São Paulo para participar das rodadas de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

“Nós estamos pedindo a inflação do período e mais 5% de ganho real e, até o momento, eles apresentaram 75% da inflação e não querem discutir aumento, querem diminuir a PLR da categoria, e nós não vamos aceitar isso. Se precisar fazer greve, vamos fazer porque a categoria nunca fugiu à luta e principalmente o sindicato”, destacou o secretário de Finanças do sindicato, José dos Santos Brito.

 

“A cobrança é muito grande, os funcionários estão adoecendo mentalmente, então nada mais justo do que ter aumento real, e os banqueiros oferecem neste momento, nem a reposição da inflação”, criticou a secretária de Adm. e Patrimônio do SEEBCG-MS, Luciana Rodrigues.

Na última sexta-feira (26), a categoria bancária recusou a proposta da Fenaban, que previa reajuste salarial de apenas 75,8% da inflação, o que leva a uma perda real de 2% nos salários. Do total de votantes, 98,47% rejeitaram a proposta.

Além de rejeitar a proposta, 92,20% dos votantes aprovaram o estado de assembleia permanente, dessa forma, o sindicato pode convocar a categoria a qualquer momento para nova deliberação sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que precisa ser renovada antes do dia 31 de agosto (quarta-feira).

Convenção Coletiva

Em 2022, a categoria comemora ainda os 30 anos da Convenção Coletiva de Trabalho, válida em todo o país. “A categoria bancária ter uma convenção coletiva nacional é motivo de muito orgulho porque nada veio de graça, tudo que nós temos na convenção coletiva hoje, é fruto de muito debate, de muita luta, de muita negociação”, lembrou Neide Rodrigues.

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS


  

Vídeo relacionado

Galeria de Fotos

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros