23 de Outubro de 2023 às 08:30
Movimento sindical
No último dia do 14⁰ Congresso Nacional da CUT (CONCUT), neste domingo (22), foram aprovados o Plano de Lutas e resoluções (moções) para a CUT nos próximos quatro anos (2023-2027). O Plano de Lutas inclui aprofundar o diálogo com a sociedade, a partir de campanhas educativas sobre a importância social dos sindicatos na garantia de direitos do trabalhador, a luta por democracia e desenvolvimento sustentável, emprego digno, reforma agrária, segurança alimentar e economia solidária.
Nos quatro dias de congresso, os dois mil delegados e delegadas de todo país, entre eles da categoria bancária, discutiram os desafios que o Brasil deve enfrentar para prover bem estar para a população e combater a desigualdade; o protagonismo do movimento sindical na reconstrução do Brasil, da democracia, dos direitos e da soberania; e a estratégia de atuação da CUT em defesa da classe trabalhadora e dos direitos trabalhistas.
Representando os trabalhadores do ramo financeiro de Campo Grande e região, estavam a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, e o secretário de Finanças, José dos Santos Brito.
"Discutimos e planejamos a reorganização da classe trabalhadora e saímos com definições importantes para a soberania brasileira, a defesa dos direitos dos trabalhadores e o fortalecimento dos sindicatos. E a participação da categoria bancária neste encontro foi muito importante, porque contribuiu para apontar os rumos do futuro do nosso país", disse a presidenta do sindicato, Neide Rodrigues.
Leia mais: Diretores do SEEBCG-MS representam categoria bancária no 14º Concut
14º CONCUT reafirma compromisso do movimento sindical com trabalhadores
Na noite de sábado (21), durante o 14° CONCUT, foi eleita a nova diretoria executiva da entidade que atuará nos próximos quatro anos (2023/2027).
Na presidência foi reeleito o metalúrgico do ABC, Sérgio Nobre, a vice-presidência ficará com a bancária Juvandia Moreira, que também é presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Entre os eleitos da diretoria, além de Juvandia, estão sete bancários: Milton Rezende, Rosalina Amorim, Daniel Gaio, Ari Aloraldo do Nascimento, Marcelinho, Antônio Fermino e Neiva Ribeiro. Clique aqui e conheça toda a diretoria eleita da CUT.
“Um grande desafio que a gente tem, da classe trabalhadora, é o de reconstruir o Brasil, de pensar um país com direitos, de pensar um país com sindicatos fortes, um país com a democracia forte, um país com desenvolvimento econômico, sustentável, para o meio ambiente e também que promova a inclusão social”, explicou Juvandia Moreira, sobre os desafios do próximo quadriênio. “Esse desenvolvimento tem que contemplar as várias regiões do país, contemplar os vários ramos”, completou.
Por: Comunicação do SEEBCG-MS (Com informações da Contraf e CUT)
Fotos: Letícia Alves/CUT
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/com-presenca-ds-bancaris-140-concut-encerra-com-aprovacao-de-plano-de-lutas-para-2023-2027/