16 de Março de 2020 às 12:27
Saúde
Na tarde desta segunda-feira, dia 16, os representantes dos bancários irão se reunir com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para traçar um plano de contingenciamento. O objetivo é resguardar a saúde dos trabalhadores diante da pandemia do novo coronavírus. A reunião será às 15h (horário de Brasília), através de vídeoconferência.
O Comando Nacional dos Bancários encaminhou ofício aos bancos na quinta passada, solicitando imediata providência.
No ofício, o Comando observa que o aumento no número de casos de Covid-19 no mundo fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretasse o status de pandemia, e que, no Brasil, o número de pessoas infectadas não para de crescer, elevando o grau de preocupação de toda sociedade.
A criação de um comitê bipartite de crise para acompanhamento do tema e a implementação de uma comunicação preventiva em todos os locais de trabalho estão entre as reivindicações feitas no ofício. O objetivo é conscientizar a categoria bancária de como se prevenir do contágio do Covid-19, quais são seus sintomas, transmitir orientações em caso de contágio etc., com o objetivo de mitigar os efeitos de informações incorretas que circulam nas redes sociais e pelo WhatsApp.
Por enquanto, a Caixa foi o único banco a se manifestar sobre o assunto. Nesta segunda-feira, depois de cobrança do Comando, a Caixa Econômica Federal encaminhou orientações aos empregados sobre o Coronavírus. A direção do banco autoriza os gestores a incluir os empregados no Projeto Remoto (MN RH226) pelos prazos de 14 a 30 dias.
Até a apresentação de um plano de controle de transmissão dentro dos espaços bancários, a orientação é de que os trabalhadores sigam as orientações dos órgãos de saúde.
Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG - com informações da Contraf-CUT e SEEB/Brasília
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/comando-nacional-dos-bancarios-se-reune-com-fenaban-para-discutir-plano-contra-coronavirus/