14 de Julho de 2010 às 10:48
Conferência Interestadual: delegados sindicais elaboram propostas para a Campanha Salarial 2010-2011
Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul estão empenhados por uma Campanha Salarial que atenda aos interesses da categoria. É o que ficou evidenciado na Conferência Interestadual que aconteceu nos dias 12 e 13 de julho, em Itanhaém (SP). Promovida pela Federação dos Bancários de SP-MS, o evento reuniu 245 delegados dos 24 sindicatos filiados à instituição, o SEEB CG/MS contou com 26 representantes. O reajuste salarial de 12% (composto pela reposição da inflação entre 1º de setembro/09 e 31 de agosto/10 mais aumento real de salário) foi uma das principais prioridades apontadas nas propostas para a Campanha Salarial 2010.
A Conferência teve início na tarde do dia 12, contou com mesas temática sobre o Sistema Financeiro. O técnico do Dieese, Sérgio Mendonça, presidiu o primeiro debate: “Conjuntura Econômica e Campanha Salarial”. Posteriormente a professora da Unicamp, Maria Alejandra Caporale Madi, abordou o tema: A crise Financeira e a Regulação: Implicação para o Sistema Financeiro no Brasil. O presidente do SEEB CG/MS, Clementino Pereira, analisa a importância desses diálogos: “Os profissionais trazem informações atuais e de suma relevância para análise do contexto financeiro antes de fecharms nossas reivindicações”.
Na manhã do dia 13, a Feeb SP-MS apresentou o resultado da Consulta aos Bancários 2010 (Clique aqui e saiba mais). Em seguida, o candidato a Deputado Estadual Davi Zaia abordou a questão da conjuntura política na Campanha Salarial 2010.
De acordo com Zaia, as eleições presidenciais, governamentais e estaduais não irão interferir na Campanha Salarial. “Acredito que para esse ano não haverá problemas devido ao aspecto político, já temos experiências e estamos acostumados a realizar as campanhas nos mais variados cenários. Já a economia e emprego, pelos dados do Dieese, devem continuar crescendo. A inflação está razoavelmente controlada e a perspectiva é de altos lucros para os bancos. Por isso, do ponto de vista econômico não vejo desculpa para os bancos oferecerem tanta resistência. Acho que devemos trabalhar bastante para arrancar um bom reajuste nas nossas negociações”, destacou.
Ainda pela manhã, os delegados iniciaram trabalhos em grupos temáticos, divididos em: Remuneração, emprego, Saúde do Trabalhador e Segurança bancária, Sistema Financeiro e Previdência. Os delegados trouxeram propostas de ação elaboradas em suas bases sindicais. Após discussões e análises das conclusões, selecionaram as principais reivindicações. No final da tarde, os representantes dos grupos apresentaram as propostas unificadas, que foram ratificadas em plenária.
Conferência Nacional
Conheça as principais propostas aprovadas:
- Garantia de Emprego; Ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe as demissões imotivadas;
- Isonomia de direitos entre ativos e afastados;
- Fim do assédio moral e das metas abusivas;
- Plano de saúde para aposentados;
- Previdência complementar instituída pelos bancos para todos os bancários;
- Valorização da previdência pública;
- Fim do fator previdenciário
Fonte: Adriana Miceli - SEEB CG/MS
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/conferencia-interestadual-delegados-sindicais-elaboram-propostas-para-a-campanha-salarial/