29 de Julho de 2020 às 08:40

Contraf-CUT organiza o 3º Fórum dos sindicatos da Uni Finanças dos países de língua portuguesa

Movimento Sindical

Será realizado na quarta e na quinta-feira (29 e 30) o 3º Fórum dos sindicatos da Uni Finanças no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O encontro será organizado pela Uni Finanças e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Em função das medidas de isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o encontro será realizado por videoconferência.

“Vamos compartilhar informações e debater as relações entre entidades sindicais de mesmo idioma. O eixo do fórum será o debate sobre o impacto da pandemia nas relações de trabalho e qual será a estratégia de ação sindical no pós-pandemia”, explicou Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT, que participará dos debates do encontro. O fórum reunirá sindicalistas do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, e São Tomé e Príncipe.

A realização do fórum estava marcada para meados deste ano. No entanto, o covid-19 causou algumas alterações na organização. “Quando agudizou a pandemia, falamos com os africanos que preferiram deixar o encontro para junho. Mas o mundo assistiu a essa pandemia. Foi então que a Uni Finanças propôs um encontro via Zoom”, explicou  Roberto Von Der Osten, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT.

Juvandia vai falar sobre a experiência que a Contraf-CUT teve ao negociar com representantes dos bancos brasileiros medidas de proteção dos bancári@s, teletrabalho e outros procedimentos necessários para o isolamento social decorrentes da pandemia. Também participam do 3º Fórum dos sindicatos da Uni Finanças no âmbito da CPLP o secretário de Relações Internacionais, da Contraf, Roberto von der Osten; Vivian Machado e Barbara Valejos, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), da Linha Bancários da Contraf-CUT.

Fonte: Contraf-CUT

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros