17 de Junho de 2021 às 11:45
Apoio
A luta pela imunização da categoria bancária contra a Covid-19 ganhou mais um apoio na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira, dia 16, o deputado estadual Neno Razuck (PTB) apresentou uma nova solicitação à Secretaria Estadual de Saúde e ao governador Reinaldo Azambuja para inclusão dos bancários nos grupos prioritários da vacinação.
“Em conversa com os Sindicatos dos Bancários de Dourados e de Campo Grande foi feito esse pedido. É um serviço essencial, e ainda assim, os trabalhadores do setor não foram incluídos na lista de grupos a serem vacinados com prioridade”, alertou Neno Razuk.
O deputado expõe a necessidade da vacinação dos profissionais diante do risco que correm todos os dias nas agências.
“Muitos morreram pela doença e as agências continuam atendendo, inclusive nos piores momentos da pandemia, nada mais justo que seja dada a prioridade diante da necessidade de proteção dos trabalhadores bancários e correlatos. Defendemos a vacinação em massa, para todos, mas lembramos que assim como outras categorias que trabalham direto com o público, prestando serviço considerado essencial, os bancários também precisam estar imunizados para poder trabalhar com maior segurança, já que a exposição dos trabalhadores resultou em grande número de infecções e mortes por Covid-19”, afirmou.
De acordo com levantamento do Dieese com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, que compreende o período da pandemia, o número de desligamentos por mortes na categoria bancária teve crescimento de 176,4%. Esse crescimento provavelmente se deu por conta da Covid-19, apesar de que o Caged não informa a causa do óbito.
Em Mato Grosso do Sul, apenas as cidades de Iguatemi e de Antônio João imunizaram a categoria bancária. O sindicato já solicitou a inclusão dos bancários como grupo prioritário na vacinação contra Covid-19 para as Secretarias de Saúde do Estado e dos municípios da sua base, que engloba Campo Grande e outros 27 municípios.
Nesta quarta-feira, dia 16, depois da carreata da categoria bancária pelas ruas de Campo Grande, os seis sindicatos dos bancários do Estado - Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã e Naviraí -, entregaram ao secretário Geraldo Resende um documento reforçando a reivindicação da categoria na inclusão como prioridade no plano de vacinação contra a Covid-19.
“Se somos essenciais para atender a população, inclusive para pagamento de benefícios e aposentadoria, também precisamos ser prioridade para a vacinação, porque o fluxo de pessoas nas agências é intenso”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Neide Rodrigues.
Por: Assessoria de Comunicação SEEBCG-MS (com Informações da Assessoria de Comunicação da ALMS)
Fotos: ALMS
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/deputado-estadual-envia-pedido-de-inclusao-de-bancarios-no-grupo-prioritario-para-vacinacao-contra-covid-19/