23 de Agosto de 2023 às 14:00
28 de agosto
Trabalho d@ bancári@ promove desenvolvimento e fortalece a economia de MS
28 de agosto é celebrado o Dia do Bancári@, um profissional essencial para o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado e do país. Ao contrário do que muita gente imagina, esse profissional não trabalha apenas das 11h às 16h, e sim das 8h às 18h. O atendimento ao público é apenas uma das atividades bancárias.
Antes e depois da abertura das agências, o trabalhador das instituições financeiras executa uma série de tarefas, como contagem e conferência de numerários, finalização de contratos, conferência e solicitação de assinatura de documentos, inserção de dados no sistema bancário, entre outras funções que variam conforme o cargo.
O bancário enfrenta ainda agências lotadas todos os dias e o cliente acha que a culpa é dele. Ver filas enormes nas unidades também incomoda e prejudica os trabalhadores e é uma comprovação da necessidade de mais contratações no setor e da sobrecarga de trabalho a que esses profissionais estão submetidos.
Ser bancário também é ter metas altíssimas para bater todos os dias. Esse trabalhador precisa vender seguros e outros produtos do sistema financeiro e conviver com o risco de perder o emprego se não alcançar as metas que – muitas vezes – são inatingíveis.
Apesar dos desafios, ser bancário é ter um papel fundamental na economia, possibilitando o acesso ao crédito a grandes e pequenos empresários e também para as famílias de baixa renda. No caso dos bancos públicos, por exemplo, o trabalho do bancário contribui para a redução das desigualdades por meio da execução de políticas públicas e atendimento aos beneficiários de programas sociais.
Ser bancário ainda é viabilizar a realização de sonhos! É o bancário que auxilia a população na conquista da casa própria, na aquisição de um carro novo, no financiamento estudantil, no empréstimo para abertura de um negócio, aquisição de um novo equipamento ou investimento na infraestrutura de uma empresa.
Ser bancário também é defender a agricultura familiar e o agronegócio sem comprometer o meio ambiente, garantindo o financiamento de projetos nesses setores e promovendo o desenvolvimento sustentável.
Mas acima de tudo, ser bancário é lutar. O Dia do Bancário resgata a histórica greve de 1951, que começou no dia 28 de agosto e durou 69 dias, mesmo sob repressão do regime militar da época. A paralisação garantiu reajuste salarial de 31%. A data simboliza a força e a resistência dos trabalhadores e a importância do movimento sindical na conquista dos direitos da categoria bancária.
O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região (SEEBCG-MS) parabeniza todos os bancários e bancárias e reforça a importância da luta da categoria por um sistema financeiro mais justo e uma sociedade igualitária.
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/dia-do-bancari-voce-sabe-o-que-e-ser-bancari/