6 de Janeiro de 2026 às 14:21

Dia do Sindicalista: respeito e reconhecimento por uma história de luta

Homenagem

Nesta terça-feira, 6 de janeiro, celebra-se o Dia do Sindicalista. Para o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região (SEEBCG-MS), a data carrega um simbolismo profundo: é o momento de homenagear homens e mulheres que transformam a indignação individual em força coletiva, dedicando suas trajetórias à defesa da classe trabalhadora.

A data, que é nacionalmente conhecida, busca enaltecer e celebrar aqueles que dedicam suas vidas na busca de melhores condições de trabalho, igualdade e justiça em diversas áreas como educação, saúde e também no setor do ramo financeiro.

Segundo a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, a data é uma oportunidade para lembrar com carinho de todos que dedicaram suas vidas a lutar por direitos dos trabalhadores.

“Quero parabenizar todos os sindicalistas que fazem parte da história do movimento sindical, mas principalmente do nosso sindicato, pelo compromisso e seriedade com a causa. Sem essas pessoas que deixam e deixaram um lindo legado, não teríamos conquistado tudo que temos hoje”, afirma a presidenta.

No caso da categoria bancária, através da luta dos dirigentes sindicais, foi conquistado a Convenção Coletiva de Trabalho, que reúne diversos direitos, como PLR, vales alimentação e refeição, licenças maternidade e paternidade ampliadas, jornada de 6 horas, abono assiduidade, combate ao assédio, entre outros.

Atualmente, as frentes de batalha dos sindicalistas priorizam:

  • Redução da Jornada sem Redução de Salário: A luta pelo fim da escala 6x1 e a defesa de uma jornada menor para combater o desemprego tecnológico.
  • Saúde Mental: O combate às metas abusivas que geram a "epidemia de Burnout".
  • Inclusão e Diversidade: Implementação de políticas de igualdade salarial entre homens e mulheres e a ampliação da diversidade racial e de PCDs nos bancos.
  • Defesa dos Bancos Públicos: A proteção da Caixa e do Banco do Brasil como instrumentos de desenvolvimento social e não meros geradores de lucro para acionistas.

“Cada conquista que celebramos hoje e cada direito que protegemos amanhã passam, obrigatoriamente, pela organização dos nossos dirigentes sindicais e pela nossa capacidade de negociação. É através da nossa luta, da nossa presença nas mesas e da nossa pressão nas ruas que conseguimos arrancar avanços. Ser sindicalista é acreditar que a união da categoria é a única ferramenta capaz de garantir que o trabalho seja sinônimo de dignidade e respeito”, finaliza Neide.

Por: Comunicação do SEEBCG-MS


 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros