29 de Maio de 2024 às 11:27
Campanha Salarial
Na noite desta terça-feira (28), foi realizada a reunião mensal do Conselho Diretivo do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região. O encontro foi conduzido pela presidenta da entidade sindical, Neide Rodrigues, pelo secretário-geral, Rubens Jorge Alencar, e pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Vicente Cleber Aires Rodrigues.
Entre as pautas debatidas, estavam: Campanha Nacional dos Bancários 2024; criação do departamento dos aposentados; afastamento da presidenta para atender a legislação eleitoral e a substituição e remanejamento da Diretoria Executiva.
A presidenta Neide Rodrigues comentou que as bancárias e bancários de todo o país vão se reunir, em São Paulo, entre os dias 4 e 9 de junho, para definirem a pauta de reivindicações da categoria e a estratégia de atuação e de negociações com os bancos na Campanha Nacional. De 4 a 6 de junho ocorrem os congressos e encontros nacionais dos trabalhadores de cada banco em específico e de 7 a 9 de junho ocorre a 26ª Conferência Nacional dos Bancários.
Os bancários e as bancárias da base do SEEBCG-MS serão representados nesses debates pelos delegados: Vicente Cleber Aires Rodrigues, Marcley Telles Moura Amaral, José dos Santos Brito, Alvaro Marzochi Jara, Luciana Rodrigues, Juliana Fabiola Furucho, Everton José Gaeta Espindola, Laerte Romero Jeronymo e Patrícia da Silva Soares.
“O processo da nossa campanha é democrático, onde os bancários podem participar ativamente de todas as etapas, começando pela Consulta Nacional. Sabemos que as negociações com os bancos não serão fáceis, mas somos uma categoria com unidade nacional e acreditamos que sairemos vitoriosos, com uma CCT válida para todo país e que serve de exemplo para a luta de outras categorias de trabalhadores”, disse a presidente do sindicato, Neide Rodrigues.
A Consulta Nacional, onde os trabalhadores têm a oportunidade de ajudar a definir a pauta de reivindicações, estará disponível até 2 de junho (domingo), através do link: consultabancarios2024.votabem.com.br.
Na reunião, o Diretivo aprovou a criação do Departamento dos Aposentados e a coordenação do bancário aposentado Edvaldo Barros. Durante as comemorações dos 65 anos do SEEBCG-MS, a presidenta Neide Rodrigues tinha assumido o compromisso de criar o departamento para valorizar a experiência e o conhecimento de quem contribuiu para a categoria e o movimento sindical.
No dia 5 de junho, a presidente do SEEBCG-MS se afasta do cargo para atender à legislação eleitoral, já que é pré-candidata à vereadora de Campo Grande. Essa regra é a chamada desincompatibilização, período no qual o representante dos trabalhadores deve estar de licença do mandato sindical para disputar as eleições.
No lugar de Neide Rodrigues, assume interinamente o cargo de presidente o bancário Rubens Jorge Alencar, que atualmente é secretário-geral. Na Secretaria Geral, quem vai ocupar a pasta é o bancário Vicente Cleber Aires Rodrigues, e na Secretaria de Assuntos Jurídicos, Álvaro Marzochi Jara. A substituição da presidência e o remanejamento das secretarias, que são previstos no Estatuto da entidade, foram aprovados pela Diretoria Executiva e submetido a aprovação "Ad referendum" do Conselho Deliberativo.
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/diretivo-do-seebcg-ms-discute-campanha-salarial-e-remanejamento-da-diretoria/