15 de Agosto de 2008 às 13:07

Diretor da Contraf discute Campanha Nacional e segurança na Capital

A série de assaltos a bancos e correspondentes bancários que atingiu a região norte de Mato Grosso do Sul na última semana mobilizou a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf/CUT), que enviou a Campo Grande seu secretário-geral, Carlos Cordeiro, para discutir a situação com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande/MS e Região e com a Superintendência Regional do Banco do Brasil. Em pauta, o avanço da criminalidade em caráter nacional e as medidas a serem tomadas pelo BB em Pedro Gomes, onde nos últimos anos três assaltos ao único banco da cidade deixaram vítimas e causaram pânico na população. Cordeiro também fez explanações sobre a atuação sindical da Contraf, e também divulgou dados relevantes sobre a Campanha Nacional dos Bancários de 2008.
 
“Também estava prevista uma reunião com o secretário Wantuir Jacini [secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública], porém, ele seguiu para Pedro Gomes a fim de constatar pessoalmente os problemas enfrentados pelo município na área de segurança”, afirmou Iaci Terezinha Azamor Torres, secretária-geral e presidente em exercício do Sindicato. “Embora fosse um encontro importante, não comprometeu a agenda do representante da confederação no Estado”, emendou.
 
Bancos de Costa Rica (HSBC e BB), Pedro Gomes (BB) e Alcinópolis (unidade postal do Bradesco) foram alvos de assaltantes em três dias distintos, sendo que as autoridades cogitam se tratar do mesmo grupo criminoso. Mais do que o prejuízo financeiro, a situação trouxe medo para moradores e principalmente aos bancários, que se viram na mira de bandidos e com o bem mais precioso – suas vidas – ameaçado.
 
No caso de Pedro Gomes, chama a atenção o fato de ser o terceiro assalto em três anos, onde bandidos invadem a cidade, metralham a má localizada agência – na entrada da zona urbana – fazem reféns e fogem. “Levamos a questão à Superintendência do BB, onde foi garantida a construção de uma nova agência na cidade. Porém, o projeto só irá adiante caso a segurança pública melhore. Do contrário, o Banco do Brasil continuará fechado na cidade. O que, se ocorrer, terá nosso apoio, já que é inaceitável que as vidas dos trabalhadores sejam colocadas em risco”, pontuou Iaci. Cordeiro apresentou os problemas no âmbito nacional, inclusive com estudos feitos pela Polícia Federal sobre a ação de bandidos. O banco seguirá fechado.
 
Além dessa agenda, Cordeiro também repassou aos sindicalistas detalhas sobre a campanha nacional deste ano, a ser coordenada pela Contraf. “Mais uma vez nos foi garantido assento no Comando Nacional, nos permitindo acompanhar passo a passo o andamento das negociações com os banqueiros. Sem dúvida, teremos todas as condições de participar ativamente das conquistas que estão por vir graças à mobilização dos bancários”, emendou a presidente em exercício.
 

Secretaria de Imprensa e Comunicação
 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros