20 de Março de 2017 às 10:39
Paternidade
Fetec-SP
A Contraf-CUT realizou, nos dias 15 e 16 de março, o curso de formação de multiplicadores sobre Paternidade Responsável. O diretor do SEEB-CG, Francisco Carvalho, participou da capacitação e poderá levar as orientações aos dirigentes e bancários da base.
Com a conquista da licença-paternidade de 20 dias, os trabalhadores necessitam de um certificado de conclusão do curso para gozar o benefício.
O curso visa esclarecer e formar os representantes dos trabalhadores sobre as políticas públicas para a primeira infância e abordar temas visando superar a divisão de papéis imposta por uma sociedade patriarcal, onde somente as mulheres são responsáveis pela casa e pelos filhos.
“Com a conquista da licença-paternidade de 20 dias, os trabalhadores necessitam de um certificado de conclusão do curso. Este curso pode ser ministrado pelas empresas ou pelos sindicatos. A expectativa da Contraf-CUT com este curso é auxiliar todos os nossos sindicatos a desenvolverem este espaço para suas bases. É mais do que preparar o pai para os cuidados com o bebê, é provocar o debate da importância do papel do pai na formação da consciência de seu filho para uma sociedade mais justa, igualitária, com responsabilidades compartilhadas e consequentemente melhor para todas e todos. Esperamos que todos os sindicatos de bancários do país possam oferecer aos trabalhadores de sua base”, explicou Elaine Cutis, secretária da Mulher.
A licença-paternidade de 20 dias está na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, incluída da Campanha Nacional 2016, e na Lei 13.257, em vigor desde 8 de março de 2016 (artigos 38, 39 e 40).
Fonte: Contraf-CUT, com Fetec-SP
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/diretor-do-seeb-cg-participa-de-curso-para-ser-multiplicador-sobre-paternidade-responsavel/