25 de Agosto de 2023 às 15:38
12º CECUT
Nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, teve início o 12º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CECUT/MS), em Campo Grande. O evento reúne delegados de diversos sindicatos e entidades filiadas à CUT para discutir temas de relevância socioeconômica, conjuntura nacional, eleger um novo conselho estadual e definir estratégias e planos de ação para os próximos quatro anos.
Os delegados eleitos que representam o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região no evento são: Rubens Alencar, José dos Santos Brito, Everton Espindola, Cleber Rodrigues, Laerte Romero, Luciana Rodrigues, Patricia Soares e Marcley Telles. Além desses, a suplente Marluce Freire também integra o grupo.
Os delegados natos são: Neide Rodrigues, Carlos Rolon e Orlando de Almeida, que fazem parte da diretoria da CUT-MS.
Luciana Rodrigues, secretária de Mulheres do SEEBCG-MS, destacou a importância da realização do congresso. “Esse evento é muito importante para nós, pois aqui reúnem-se centrais sindicais, representantes de sindicatos e todo o movimento de trabalhadores para discutir assuntos que são relevantes para toda a classe trabalhadora e seus direitos”, disse.
O dirigente sindical Carlos Rolon ressaltou que o congresso proporciona um espaço crucial para a discussão de temas essenciais para os trabalhadores. "O CECUT/MS é um momento de união e articulação entre os sindicatos e entidades filiadas à CUT, onde podemos compartilhar experiências, debater propostas e estabelecer diretrizes que direcionarão nossas ações em prol dos trabalhadores para os próximos anos", conclui.
Os debates se concentram na formulação de estratégias que possam promover avanços nas condições de trabalho, na garantia de direitos dos trabalhadores e na busca por um ambiente social mais justo e igualitário.
O superintendente regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Alexandre Cantero, foi um dos palestrantes e falou sobre as novas formas de comunicação entre os sindicatos e as suas bases. “O movimento sindical tem que recuperar o prestígio que foi perdido nos últimos anos. É necessário que o trabalhador se veja como parte integrante do sindicato, que ele saiba que os direitos que possui são frutos da atuação sindical”, disse
Quanto ao avanço tecnológico com as novas plataformas digitais, que atingem principalmente a categoria do ramo financeiro, Alexandre relembrou a Constituição Federal, que diz respeito à proteção do trabalho contra automação.
“Assim como na década de 90, com a chegada dos caixas automáticos, essa inteligência vem avançando com os bancos digitais, então é necessário que o movimento sindical discuta a regulamentação do inciso sobre a proteção do trabalho contra automação, que existe desde a Constituição de 88 e até hoje não foi regulamentado”, concluiu.
Com o tema “40 anos - LUTA, DIREITOS E DEMOCRACIA QUE TRANSFORMAM VIDAS”, o 12º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CECUT/MS) segue até este sábado, dia 26, e está homenageando o deputado Amarildo Cruz, que faleceu em março deste ano. O parlamentar atuou por cinco mandatos como deputado estadual e fez parte da história de criação da Central em MS.
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/diretores-do-seebcg-ms-participam-do-12o-cecutms/