15 de Maio de 2009 às 17:20

Durante Conferência Regional sindicalistas sugeriram propostas para Plano de Ação

Durante Conferência Regional sindicalistas sugeriram propostas para Plano de Ação

Cerca de quarenta dirigentes sindicais do Estado de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Três Lagoas, Ponta Porã, Naviraí e Corumbá) e de São Paulo (Representantes do Feeb SP/MS) participaram da Conferência Regional dos Bancários, na sexta-feira, 15 de maio, em Campo Grande. Foi um dia inteiro de debates sobre temas importantes para a classe, com a definição das propostas para a criação de um plano de ação que serão encaminhadas como sugestões para a pauta da Conferência Nacional.  
 

Um dos principais objetivos do evento foi preparar os dirigentes sindicais para  participação e intervenção nos debates que acontecerão na conferência Nacional, nos dias 17, 18 e 19 de julho. Por isso, o professor Erledes Elias da Silveira, que ministrou o encontro, trabalhou o tema "A organização e as ações políticas do Movimento Sindical frente a nova configuração do Sitema Financeiro Nacional". Desta forma, realizaram uma análise de como a história política e econômica interfere na crise mundial e como deve ser a visão de um sindicalista frente a crise.

No período matutino os participantes discutiram sobre a história da economia mundial através do liberalismo e neoliberalismo que são os principais responsáveis pela formação de uma sociedade capitalista, consumista e de patrões que só pensam em explorar os trabalhadores."Para entender a situação política atual é necessário entendermos a história que a antecede. O ojetivo sindical é completamente contrário ao neoliberalismo. O sindicalismo representa a coletividade, os trabalhadores, já o neoliberalismo representa os patrões, aqueles que estão no poder. Os neoliberais não gostam de movimentos que levam à conscientização e mobilização dos trabalhadores", explica Erledes.

 

No período vespertino os dirigentes dividiram-se em quatro grupos para definir que ações o movimento sindical poderia exercer para que aconteçam melhorias na categoria  referentes à remuneração e emprego, a saúde e condições de trabalho, previdência e segurança bancária. Posteriormente cada grupo discorreu sobre suas propostas. Ao final do evento ficou definido que os dirigentes sindicais de Mato Grosso do Sul elaborarão um único documento com as principais propostas. Estas, serão encaminhadas à Conferência Interestadual, promovida pela Feeb SP/MS, onde acontecerá a junção das propostas dos sindicalistas de MS com as dos sindicalistas de SP - filiados à Federação. Por fim, o documento com as sugestões para o Plano de Ação serão encaminhadas à Conferência Nacional.

De acordo com Cido Roveroni, representante da Feeb SP/MS, a Federação ainda participará de outras quatro conferências, desta vez em blocos dos sindicatos de São Paulo. Para ele o evento em Campo Grande atingiu a expectativa:"Acredito que as conferências regionais fortalecerão a Conferência Nacional, já que os sindicalistas chegarão lá a par dos temas a serem debatidos."

Para o representante do Seeb de Ponta Porã e diretor do Feeb SP/MS, João Analdo de Souza, o encontro foi interativo: "Nesta conferência utilizamos a prática na criação das propostas para o Plano de Ação, mas também não deixamos de utilizar a reflexão durante as discussões sobre a história econômica mundial."

Já o presidente do Seeb CG - MS e Região, a conferência estimula o diálogo. "Aqui discutimos as principais necessidades dos bancários da nossa região, que será somada as prioridades dos bancários de outras cidades na Conferência Interestadual. Por fim, será criado um único documento a nível nacional. Por isso, conferências como essa fortalecem o trabalhador bancário", ressalta Clementino.

 Veja fotos da Conferência Regional  Clique aqui

 Fonte:Adriana Miceli/ Seeb CG - MS e Região

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros