1 de Novembro de 2019 às 12:02

Em alusão ao Novembro Azul, Sindicato muda Layout do site

Saúde

A iniciativa quer chamar a atenção dos bancários para a campanha “Novembro Azul”. O objetivo do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região é promover a conscientização e prevenção do câncer de próstata.

O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens, segundo a Fundação do Câncer.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A fase inicial do câncer de próstata não apresenta sintomas. Assim, por medo ou desconhecimento, os homens procuram o médico apenas quando começam aparecer os primeiros sinais, etapa em que, geralmente, a doença já está avançada. Daí a importância do diagnóstico precoce.

O diagnóstico da doença pode ser feito por meio de exames de rotina como toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico).

Realizado no Brasil desde 2011, o “Novembro Azul” foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. A campanha é inspirada em um movimento que surgiu na Austrália, em 2003, durante as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é em 17 de novembro.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

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