14 de Novembro de 2019 às 11:30
Negociação
Em reunião com a Fenaban, na manhã desta quinta-feira, dia 14, o Comando Nacional dos Bancários afirmou o repúdio com a Medida Provisória 905. E após a Federação informar que 40 bancos já haviam manifestado que iriam cumprir de imediato a MP, com jornada de 44 horas para todos, de segunda a sábado, o Comando comunicou que, se eles aplicarem tal medida, vão reabrir a Campanha Nacional.
O Comando cobra a não aplicação do aumento da jornada; o não trabalho aos finais de semana; e o compromisso de PLR só com negociação com os Sindicatos. Neste momento, os bancos pediram uma pausa e a negociação está suspensa aguardando uma resposta.
A presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, está participando das discussões.
O presidente Jair Bolsonaro editou na segunda-feira, dia 11 de novembro, a Medida Provisória 905/2019, que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo e altera a legislação trabalhista. Uma dessas alterações ataca os direitos trabalhistas da categoria bancária, liberando o trabalho aos sábados em bancos.
Pela Medida Provisória, a jornada de seis horas diárias e 30 horas de trabalho semanais será mantida apenas para aqueles que operam exclusivamente no caixa. Para os demais empregados em bancos, a jornada passa a ser de oito horas diárias.
No entanto, segundo a MP, no caso dos operadores de caixa, pode ser “pactuada jornada superior, a qualquer tempo, nos termos do disposto no art. 58 desta Consolidação, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho”.
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/em-reuniao-com-a-fenaban-comando-nacional-rejeita-aplicacao-da-mp-905/