21 de Dezembro de 2021 às 10:38

Enquete: Bancários podem votar contra o PL 1043/2019

Descanso semanal

Roque de Sá/Agência Senado

Os bancários e as bancárias podem manifestar discordância com o PL 1043/2019, que dispõe sobre a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos, pela enquete disponível no site da Câmara dos Deputados.

“A abertura das agências aos finais de semana ameaça a saúde dos bancários, que já sofrem com a pressão para o cumprimento de metas e sobrecarga de trabalho. Além de ser um risco à segurança dos trabalhadores e dos clientes, por causa da menor circulação de pessoas nos arredores das unidades, justamente agora que discutimos medidas para reforçar a segurança bancária”, afirma a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

Até esta terça-feira (21), 97% das pessoas que votaram na enquete discordam totalmente do projeto. Clique aqui para participar.

 

“É importante que todos participem desta enquete para mostrar a indignação da categoria bancária, até agora conseguimos barrar esse projeto por causa da pressão do movimento sindical e dos trabalhadores junto aos parlamentares. Precisamos manter essa mobilização para impedir mais esse ataque aos direitos dos bancários”, destaca Neide Rodrigues.

A possibilidade de abertura das agências bancárias aos sábados e domingos já foi aventada diversas vezes no Congresso, tanto por meio de projetos de lei, como o PLS 203/2017, quanto por medidas provisórias (MP 881/2019 e MP 905/2019) encaminhadas pelo governo Bolsonaro e foi derrubada graças à mobilização dos trabalhadores e seus representantes sindicais.

Tramitação

O PL 1043, de autoria do deputado David Soares (DEM/SP), teve parecer favorável do relator da Comissão de Defesa dos Consumidores (CDC), o deputado Fabio Ramalho (MDB-MG), no dia 17 de setembro.

Mas a apresentação do relatório, que estava prevista para o dia 2 de dezembro, foi retirada da pauta após pressão do movimento sindical bancário e articulações dos deputados Paulo Pimenta (PT/RS) e Ivan Valente (Psol/SP).

Audiência pública

Na última quinta-feira (16), foi aprovado o REQ 62/2021, do deputado Ivan Valente (PSOL-SP), que requer a realização de audiência pública sobre o PL 1043/2019. O debate terá a participação das entidades representativas, entre elas estão Contraf-CUT, Dieese e Fenae.

“Enquanto há países discutindo a redução da carga horária de trabalho, baseados na importância do descanso semanal, não só pela preservação da dignidade do trabalho, mas como da saúde psíquica e qualidade de vida do trabalhador e trabalhadora, parlamentares que não têm nenhum conhecimento do trabalho, da já tão pressionada categoria bancária, tentam manipular a jornada de trabalho dos bancários e bancárias através de um projeto irresponsável. Vamos derrubar esse nefasto PL 1043/19 e pressionar o autor, o deputado David Soares, do DEM-SP, e o atual relator, o deputado Fábio Ramalho, do MDB-MG, para desistirem de mais esse ataque ao nosso direito fundamental ao descanso e lazer aos fins de semana”, afirmou o secretário de Relações do Trabalho e responsável pelo acompanhamento de questões de interesse da categoria no Congresso Nacional pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), Jeferson Meira, o Jefão.

“O requerimento do Ivan Valente está na nossa estratégia para enterrar esse projeto, juntamente com o empenho do deputado Paulo Pimenta, do PT-RS, pois são membros e nossos aliados na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) nesse e em outros temas”, completou Jefão.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS com informações da Contraf-CUT

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros