14 de Setembro de 2012 às 16:26
Cooperativas de Crédito
Dirigentes da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e de Sindicatos dos Bancários de várias regiões, entre eles o Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, se reuniram para debater melhorias para os trabalhadores em cooperativas de crédito, avaliar os acordos coletivos vigentes e definir estratégias para fortalecer a categoria. A reunião ocorreu na sede do Sindicato dos Bancários de Brasília.
Para a dirigente sindical, Lucélia Soares, do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, os cooperativados exercem funções idênticas as dos bancários, portanto os mesmos deveriam ser representados pelos Sindicatos dos Bancários. Desde 2009 os cooperativados são representados pela FENATRACOOP.
“Decidimos por montar um plano de ação para que possamos recuperar a representação perdida. Os cooperativados estão insatisfeitos com a entidade (FENATRACOOP), que não os representa como deveria. É desejo da categoria voltar a ser representada junto aos bancários que compreendem e lutam por seus direitos”, afirmou Lucélia.
O Brasil possui atualmente 42 mil trabalhadores em cooperativas de crédito, que são organizadas por sistemas, confederações e até mesmo cooperativas independentes. No Distrito Federal, são em média 5 mil trabalhadores do ramo financeiro distribuídos em cooperativarios, financiarios, lotéricos e correspondentes bancários.
Para Talita Régia, secretária de Formação do Sindicato dos Bancários de Brasília e também coordenadora da Juventude da Fetec-CUT/CN, “lutar por mais conquistas para esse segmento significa ampliar os direitos trabalhistas e de fato organizar e valorizar todos os trabalhadores do ramo financeiro”.
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/fetec-cn-e-sindicatos-dos-bancarios-debatem-melhorias-para-trabalhadores-em-cooperativas-de-credito/