14 de Maio de 2008 às 11:17

Fraudes levam INSS bloquear atendimento em sistema

São Paulo - Para evitar o mau uso por pessoas que agendam atendimento nas Agências da Previdência Social (APS), desde segunda-feira, dia 12, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tomou uma medida de segurança no sistema.
 
Agora, no momento em que o usuário fornecer as informações aos atendentes da Central 135, o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e o Cadastro da Pessoa Física (CPF), serão acionados, automaticamente. Os dados do segurado serão checados em todos os bancos de dados da Previdência Social. No caso de divergências, o usuário terá o agendamento bloqueado e então ele será orientado a procurar a APS mais próxima de sua residência para atualizar os dados cadastrais.
 
O objetivo da mudança é acabar com as fraudes, reduzir as agendas irregulares, falsas marcações e abrir o caminho para quem realmente precisa do atendimento, garantindo a transparência do serviço.
 
A Lei é clara - O segurado que fornecer informações incorretas, falsas ou omitir dados pode incorrer em crime, previsto no art. 229, do Código Penal. A pena é de um a cinco anos de prisão.
 
Gisele Coutinho, do SP Bancários
 

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